Nesta segunda-feira (30), a Justiça de Mairiporã dará início à primeira audiência de instrução do polêmico caso da emboscada entre torcidas organizadas que resultou na morte de um torcedor do Cruzeiro e deixou dezenas de feridos.
Essa etapa, realizada de forma virtual, marca um momento crucial para o andamento do processo que envolve membros da Mancha Alviverde, torcida do Palmeiras, e da Máfia Azul, do Cruzeiro.
Audiência inicial: o que esperar?
Vale destacar que, nessa fase, serão ouvidas as vítimas sobreviventes, testemunhas de acusação e defesa, além dos réus. Além disso, a Justiça irá avaliar se existem indícios suficientes para levar os acusados a júri popular.
Porém, a decisão não será tomada neste primeiro encontro, porque outras audiências ainda serão marcadas. Sendo assim, o processo segue aberto e sob intenso acompanhamento.
O ataque aconteceu em 27 de outubro de 2024, na Rodovia Fernão Dias, quando membros da Mancha Alviverde, torcida do Palmeiras, atacaram torcedores da Máfia Azul, do Cruzeiro.
Cabe ressaltar que os próprios agressores filmaram as cenas e postaram nas redes sociais, o que agravou ainda mais a situação. José Victor Miranda, torcedor do Cruzeiro, perdeu a vida nesse episódio, enquanto outros 15 ficaram feridos.
O andamento dos processos e os envolvidos
No total, 27 palmeirenses são acusados por homicídio, tentativas de assassinato e incêndio, porque colocaram fogo nos ônibus da torcida rival. Com isso, 21 deles estão presos e seis continuam foragidos. Apenas 20 já foram formalmente tornados réus nesta etapa do processo, sendo 16 presos e quatro procurados pela polícia. Os demais sete respondem em outro processo, que ainda não teve audiência marcada.
Além disso, esses sete acusados ainda não são réus oficialmente porque a Justiça não finalizou a análise das denúncias. Sendo assim, apenas após essa etapa será marcada a audiência deles. Cinco estão presos, enquanto dois permanecem foragidos.
Desse jeito, o caso da emboscada entre Mancha Alviverde e Máfia Azul segue em fase crucial da Justiça. Com isso, a expectativa é que as próximas audiências avancem para definir responsabilidades e aplicar as devidas penalidades.
Por isso, é fundamental acompanhar o desenrolar dos acontecimentos, porque o futebol precisa de paz e segurança para todos os torcedores.