A liderança do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro será colocada à prova neste domingo (20 de julho), às 16h (horário de Brasília), no Mineirão. A equipe comandada por Leonardo Jardim recebe o Juventude pela 15ª rodada da competição, com mudanças importantes no time titular e algumas indefinições no setor defensivo e de criação.
A principal ausência para o confronto será do goleiro Cássio, que cumprirá suspensão automática após receber o terceiro cartão amarelo no duelo contra o Fluminense. Advertido por retardar a reposição de bola no Maracanã, o experiente camisa 1 dará lugar a Léo Aragão, que atuará pela quinta vez nesta temporada. No banco de reservas, o jovem Otávio, de 19 anos, será o suplente imediato.
Além de Cássio, o Cruzeiro também segue sem poder contar com o zagueiro João Marcelo, em recuperação de lesão no joelho, e com o volante Matheus Henrique, afastado por um problema no menisco. Em contrapartida, o lateral-esquerdo Kaiki retorna ao time após cumprir suspensão e deve iniciar entre os titulares.
No lado direito da defesa, há dúvida em relação à presença de William, que sofreu uma pancada na partida contra o Grêmio. Caso não tenha condições de jogo, Fagner será o escolhido para iniciar. Já no meio-campo, Matheus Pereira, que deixou o campo com dores nas costas na última rodada, será reavaliado até momentos antes da bola rolar. Caso seja vetado, a vaga poderá ser preenchida por Eduardo ou Gabigol.
Com 30 pontos conquistados, o Cruzeiro lidera o Brasileirão, sustentando uma sequência de nove jogos de invencibilidade. A vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense foi decisiva para assumir a ponta da tabela, aproveitando-se também da derrota do Flamengo para o Santos na mesma rodada.
Individualmente, Kaio Jorge vive ótimo momento e é o artilheiro do campeonato, com 12 gols. Matheus Pereira, por sua vez, lidera o ranking de assistências, com cinco passes decisivos. Ambos são peças-chave no esquema celeste e têm sido determinantes para a boa campanha da equipe.
A provável escalação do Cruzeiro para enfrentar o Juventude tem: Léo Aragão; William (ou Fagner), Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira (ou Eduardo/Gabigol); Christian, Wanderson e Kaio Jorge.
O Juventude, por sua vez, chega pressionado. Atualmente na 18ª posição com 11 pontos, a equipe de Caxias do Sul busca reagir na tabela. A principal novidade pode ser a estreia de Gabriel Veron, recém-chegado por empréstimo do Porto. Ele deve formar o ataque ao lado de Gabriel Taliari e Gilberto.
O confronto deste domingo coloca frente a frente realidades distintas da tabela, mas, sobretudo, representa para o Cruzeiro a oportunidade de demonstrar força mesmo diante das adversidades.