sábado, agosto 2, 2025
13.6 C
São Paulo

Cruzeiro toma decisão importante sobre Fernando, afirma portal

Raposa reativou o contrato de Fernando após rescisão com o Maringá, e o jogador foi novamente registrado no Boletim Informativo Diário da CBF

O Cruzeiro oficializou nesta semana duas movimentações envolvendo o volante Fernando Henrique e o atacante Fernando, que possuem trajetórias distintas dentro do clube. Ambos os jogadores não estão nos planos imediatos da comissão técnica principal e tiveram seus destinos reavaliados nesta janela de transferências do meio do ano.

O atacante Fernando, de 20 anos, teve seu contrato reativado após rescisão com o Maringá, motivada por questões disciplinares. O vínculo com o Cruzeiro, que vai até o fim de 2026, voltou a constar no Boletim Informativo Diário da CBF nesta segunda-feira (28 de julho). O jogador se apresentará no dia 04 de agosto para treinar com a equipe sub-20, enquanto o clube define se ele será emprestado novamente.

Fernando foi destaque na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024, com quatro gols e quatro assistências em oito partidas. Posteriormente, atuou em três jogos pela equipe profissional, sob o comando de Nicolás Larcamón. Contudo, foi afastado do elenco principal em fevereiro de 2023 por ato de indisciplina e, desde então, acumula empréstimos por Ferroviária e Maringá.

A passagem pelo Maringá foi curta: cinco jogos e um gol marcado. Apesar disso, a diretoria do Cruzeiro avalia que o jogador ainda pode ser aproveitado futuramente e negocia o seu empréstimo ao Primavera-SP, clube que disputa a Copa Paulista. O objetivo é dar mais tempo de jogo ao atacante, que perdeu espaço no cenário nacional desde sua saída da Toca.

Fernando Henrique, por sua vez, deixou o CRB após rescisão e foi anunciado como novo reforço do FC Olexandriya, da primeira divisão ucraniana. O Cruzeiro, que possuía vínculo com o jogador apenas até 31 de dezembro, não recebeu compensação financeira pela transferência. Contudo, manteve parte dos direitos econômicos visando uma possível venda futura .

Revelado nas categorias de base do Grêmio, Fernando Henrique chegou ao Cruzeiro em 2023, mas sofreu uma lesão no joelho antes mesmo de estrear. Sua primeira partida oficial foi apenas em junho daquele ano, quando iniciou uma sequência de empréstimos a partir de 2024. Desde então, passou por Vila Nova, Portuguesa-SP e CRB, somando apenas 28 partidas no período .

Em paralelo às movimentações, o clube mineiro segue atento ao mercado para ajustes no elenco principal. Mesmo sem retorno técnico ou financeiro expressivo no caso de Fernando Henrique, a diretoria optou por manter parte dos direitos do atleta, apostando em possíveis receitas futuras. A condução do caso de Fernando, por sua vez, indica uma tentativa de reintegração gradual, observando seu desempenho e comportamento em nova oportunidade.

Essas decisões refletem o atual momento do Cruzeiro, que busca conciliar a valorização de ativos formados no clube com a reestruturação do plantel, alinhada ao planejamento da temporada.