sábado, agosto 2, 2025
13.6 C
São Paulo

De saída? Veja os jogadores menos utilizados por Jardim no Cruzeiro

Com elenco inchado, Cruzeiro avalia saídas e lida com críticas à arbitragem após empate na Copa do Brasil

Com o elenco do Cruzeiro atingindo o limite de 29 atletas, a diretoria estuda saídas para viabilizar novas contratações. O técnico Leonardo Jardim, atento à movimentação dos adversários na janela de transferências do meio do ano, deixou claro que deseja um grupo mais enxuto e qualificado para o restante da temporada.

Anteriormente, o clube já havia manifestado interesse em reforçar o plantel com jovens de potencial técnico e valor de mercado. No entanto, o treinador reiterou que a chegada de novos nomes depende, antes, da liberação de alguns jogadores que hoje têm pouca participação. Entre os que menos atuaram, aparecem nomes como Rodriguinho, Gamarra, Japa, Kenji, Murilo e João Marcelo.

Rodriguinho é meio-campista e foi contratado pelo Cruzeiro em dezembro de 2024 (Foto: Divulgação/Cruzeiro)
Rodriguinho é meio-campista e foi contratado pelo Cruzeiro em dezembro de 2024 (Foto: Divulgação/Cruzeiro)

“A gente quer os jogadores para melhorar o efetivo, isso que queremos. Não vamos fazer iguais os rivais, que têm outros objetivos e investem pesado para isso”, afirmou Jardim ao comentar sobre o perfil de contratações buscado pelo Cruzeiro.

Rodriguinho, por exemplo, entrou em campo apenas oito vezes nesta temporada. O meio-campista perdeu espaço com o retorno de Matheus Henrique, que se recuperou de lesão recentemente. Já o zagueiro Gamarra, emprestado pelo Athletico-PR, soma cinco partidas e não atua desde o retorno do Campeonato Brasileiro. Sua saída também está sendo considerada.

O atacante Japa, que se recuperou de lesão apenas nesta temporada, ainda não estreou em 2025 e pode ser emprestado. Segundo o treinador, o retorno do jogador será gradual, e ele deve ser melhor aproveitado somente em 2026. Já os jovens Kenji, Murilo, Kauã Prates e Léo Aragão, apesar da pouca minutagem, agradam à comissão técnica e devem ser mantidos para continuidade da transição da base ao profissional.

Enquanto isso, o clube vive também um ambiente de insatisfação pontual. Após o empate sem gols contra o CRB na quarta-feira (30 de julho), pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil, Kaio Jorge usou uma rede social para criticar a arbitragem por um possível pênalti não marcado em lance dentro da área.

“Foi muito pênalti”, escreveu o atacante, ao comentar um vídeo editado em câmera lenta que mostra o momento do contato com o defensor adversário.

A arbitragem comandada por Edina Alves Batista não assinalou a penalidade. A equipe do VAR chegou a revisar outro lance, envolvendo Fagner, mas o pênalti inicialmente marcado foi anulado após recomendação do árbitro de vídeo.

A partida de volta entre Cruzeiro e CRB está marcada para quinta-feira (07 de agosto), às 21 horas (horário de Brasília), no estádio Rei Pelé, em Maceió. A equipe mineira tentará a classificação após três jogos sem vencer na temporada.