Com Kaiki suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o Cruzeiro terá uma alteração obrigatória na lateral esquerda para enfrentar o Fluminense na quinta-feira (17), às 19h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Leonardo Jardim avalia três possibilidades para ocupar a posição: Kauã Prates, Lucas Villalba e William.
O treinador comentou sobre a necessidade de buscar alternativas no elenco para substituir o camisa 6. Segundo ele, as opções já foram testadas em outros momentos da temporada. “Em relação ao Kaiki não poder ser utilizado, temos que nos debruçar sobre as nossas soluções. Temos as opções. Temos o (Kauã) Prates, temos o Villalba e temos William. O William fez um campeonato quase todo na Alemanha jogando na esquerda. Temos essas opções”.

Kauã Prates é lateral-esquerdo de origem e, a princípio, aparece como substituto natural. Entretanto, o jovem de 16 anos ainda não estreou pelo Brasileirão. Até o momento, suas participações foram limitadas à Copa do Brasil e à Copa Sul-Americana. Assim, sua escalação ainda é incerta.
Por outro lado, Lucas Villalba já atuou na lateral em ocasiões anteriores e foi utilizado nessa função por Jardim. Apesar de ser zagueiro, o argentino é visto como uma alternativa viável no setor. Caso ele seja deslocado para o lado esquerdo, Jonathan Jesus poderá formar dupla de zaga com Fabrício Bruno.
A terceira opção mencionada é William, que já exerceu a função defensiva pela esquerda durante sua passagem pelo futebol alemão. No Cruzeiro, ele foi testado nessa posição durante partida contra o Vila Nova, pela Copa do Brasil. Se for o escolhido, Fagner assumiria o lado direito da defesa celeste.
O confronto diante do Fluminense também marca a possibilidade de o Cruzeiro atingir uma marca histórica no Campeonato Brasileiro. Com 27 pontos, o clube pode igualar a campanha de 2014 — a melhor do time nas primeiras 14 rodadas desde a adoção dos pontos corridos em 2006. Naquela temporada, o time somou 30 pontos nesse mesmo recorte, caminho que poderá ser repetido em caso de vitória no Rio de Janeiro.
Atualmente na segunda posição, a equipe mineira está empatada em pontos com o Flamengo, que lidera a tabela com melhor saldo de gols. Portanto, além de igualar a pontuação de 2014, o Cruzeiro também poderá assumir a liderança, a depender do resultado do Rubro-Negro contra o Santos, na quarta-feira (16).
O Fluminense, por sua vez, retorna ao Campeonato Brasileiro após a disputa do Mundial de Clubes. Com 20 pontos e dois jogos a menos, os cariocas precisam vencer para se aproximar do G4. Mais de 20 mil ingressos já foram vendidos para a partida, o que indica clima favorável ao mandante.