quinta-feira, agosto 7, 2025
20.8 C
São Paulo

Vem reforço aí! Veja os objetivos do Cruzeiro na janela de transferências

Cruzeiro busca reforços e reestrutura elenco enquanto administra espaço de Gabigol entre os titulares

O Cruzeiro abriu a janela de transferências do meio do ano com objetivos claros no mercado. A diretoria trabalha para contratar pelo menos três reforços: um zagueiro e dois pontas. A movimentação visa atender às demandas do técnico Leonardo Jardim, que solicitou jogadores com perfil jovem, potencial de valorização e características de intensidade e competitividade.

Atualmente, o clube mapeia opções e já apresentou propostas. Um dos nomes consultados foi o do espanhol Gabri Martínez, atacante de 22 anos do Braga, de Portugal. Entretanto, a oferta feita foi recusada pelos portugueses, que só aceitariam iniciar as conversas por valores a partir de 10 milhões de euros. Outros atletas como o zagueiro Victor Gabriel, do Internacional, e o colombiano Brayan Medina, do América de Cali, também figuram no radar celeste.

Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro (Foto: Divulgação/ Cruzeiro)

O planejamento conduzido por Leonardo Jardim não se restringe apenas aos reforços. O treinador destacou a reformulação do setor de scouting com a chegada do português Joaquim Pinto, profissional que acumula 15 anos de experiência no Benfica. Jardim justificou a escolha como parte de uma estratégia de longo prazo para elevar a qualidade nas análises e garantir que as futuras contratações estejam alinhadas com o estilo e as necessidades da equipe.

“O Gabriel é um grande jogador e um bom ser humano. Em relação às nossas funções dentro do time, com certeza é o que eu falo para o Gabriel: às vezes, é preciso construir um time”, declarou Leonardo Jardim ao comentar sobre a utilização de Gabriel Barbosa, que mesmo sendo uma das principais contratações do ano, não tem sido titular absoluto.

Gabigol lidera as estatísticas de participação em gols pelo Cruzeiro na temporada, com 13 participações diretas, sendo nove gols marcados e quatro assistências. Apesar disso, ele disputa espaço com Kaio Jorge e Matheus Pereira, o que influencia nas escolhas táticas feitas jogo a jogo. Kaio Jorge, por exemplo, soma 10 gols e duas assistências.

Jardim explicou que o camisa nove tem características decisivas na área, mas ressaltou que o time, por vezes, exige outro tipo de movimentação ofensiva. “Gabriel é um jogador especial, que tem uma capacidade de finalização muito grande. Mas, em grande parte dos jogos, construímos uma estrutura diferente, com mais movimentos de pressão na frente”, afirmou o treinador.

A intenção da comissão técnica é ajustar o modelo de jogo para que Gabriel seja mais aproveitado no segundo semestre. Outros nomes como Marquinhos, recém-contratado em definitivo, e Rodriguinho, vindo do América-MG, também disputam espaço entre os titulares.

A janela de transferências seguirá aberta até segunda-feira (02 de setembro), e a diretoria pretende intensificar as negociações para atender às exigências do treinador e manter o desempenho competitivo da equipe ao longo da temporada.