sábado, agosto 2, 2025
15.2 C
São Paulo

Fim da polêmica?! CBF confirma aos clubes novidade no futebol brasileiro

A Confederação Brasileira de Futebol confirmou aos clubes das Séries A e B que o impedimento semiautomático será adotado no Campeonato Brasileiro a partir da temporada de 2026. A decisão foi comunicada durante uma reunião da Comissão Nacional de Clubes, realizada nesta segunda-feira (28 de julho), segundo o jornalista Igor Siqueira, do UOL.

A novidade representa um passo relevante no aprimoramento da arbitragem, especialmente após as recentes polêmicas em lances ajustados de impedimento.

Segundo Rodrigo Cintra, chefe da comissão de arbitragem, há possibilidade de que testes sejam realizados ainda em 2025, com partidas pontuais servindo como base para análises técnicas e operacionais.

A tecnologia, já utilizada em torneios como a Copa do Mundo de 2022, a Liga dos Campeões e a Premier League, substitui o processo manual de traçar linhas no vídeo. O sistema utiliza 12 câmeras específicas e sensores que identificam, em tempo real, o exato posicionamento dos jogadores no instante do passe.

Além disso, gera representações tridimensionais da jogada, o que permite maior clareza e agilidade nas decisões do árbitro de vídeo.

Segundo projeção da própria CBF, cada estádio que recebe partidas das duas principais divisões do futebol nacional demandará investimento de cerca de R$ 100 mil para adequação estrutural.