Mesmo com o empate fora de casa diante do Ceará, no domingo (03 de agosto), o Flamengo manteve a liderança do Campeonato Brasileiro, agora com 37 pontos, mesma pontuação do Cruzeiro. A equipe carioca, porém, vive momento de atenção, já que soma dois jogos seguidos sem vitória.
No duelo disputado no Castelão, em Fortaleza, o Rubro-Negro abriu o placar ainda no primeiro tempo, com Arrascaeta finalizando após boa assistência de cabeça de Plata. A jogada foi construída a partir de lançamento preciso de Léo Ortiz. Contudo, o desempenho caiu na segunda etapa e o Ceará empatou aos 21 minutos, com gol de Pedro Raul, que aproveitou saída mal executada do goleiro Rossi após cobrança de escanteio.

O desempenho instável da equipe gerou comentários de analistas e ex-jogadores. Um deles foi Felipe Melo, que falou sobre a situação durante o programa “Fechamento SporTV”, no domingo (03). O ex-volante saiu em defesa do time e reforçou que o momento não deve ser tratado como crise.
— “Chegaram atletas novos, nem todos vão chegar assim… Samu Lino foi muito bem no primeiro jogo, hoje nem tanto. Quando encaixar, meu amigo… E uma hora vai encaixar, é muito bom. Vai começar a ganhar jogos, confiança nas alturas, começam a fazer coisas que não estão fazendo”.
Para Felipe Melo, a entrada de novos nomes no elenco — como Samuel Lino, Emerson Royal e Saúl Ñíguez — exige tempo de adaptação. Segundo ele, o entrosamento natural dos jogadores deve acontecer em breve, o que trará reflexos no desempenho coletivo.
O ex-jogador também comentou o lance do gol sofrido e evitou culpar apenas o goleiro Rossi. Segundo sua análise, houve falhas defensivas que também contribuíram para o resultado final.
— “Eu não coloco só na conta do Rossi. Foi um erro clássico do goleiro, mas o Pedro Raul sobe com certa facilidade. Não pode desistir. O zagueiro tem que esperar o erro do colega”.
Outro ponto destacado por Felipe Melo foi a lentidão na construção das jogadas ofensivas no segundo tempo. Ele afirmou que, apesar da qualidade dos atacantes de lado, o Flamengo não conseguiu aproveitar a velocidade que possui no elenco.
— “O Flamengo tem dois pontas rápidos, com muita qualidade, Plata e Samu Lino, faltou verticalizar mais rápido as jogadas, ter mais velocidade no meio-campo. Foram dois tempos distintos”.
O próximo compromisso do Flamengo será decisivo. A equipe enfrenta o Atlético-MG na quarta-feira (06 de agosto), às 21h30 (horário de Brasília), em Belo Horizonte, pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O Galo venceu o jogo de ida por 1 a 0.