Com a liderança momentânea do Campeonato Brasileiro garantida, o Flamengo vive dias de movimentação intensa tanto dentro quanto fora de campo. No último domingo (27), a equipe venceu o Atlético por 1 a 0 no Maracanã, em duelo marcado pela eficiência nas bolas paradas. Paralelamente, o clube carioca prepara a chegada de mais um reforço para o segundo semestre: Samuel Lino, ex-Atlético de Madrid.
O triunfo sobre o Atlético veio com um gol de Léo Ortiz, que desviou cobrança de falta de Luiz Araújo na etapa final. O resultado levou o Rubro-Negro aos 36 pontos, colocando-o na primeira posição da tabela. Embora tenha tido mais posse de bola, o time encontrou dificuldades para penetrar a defesa adversária e precisou recorrer à bola aérea para definir o confronto.
Após a partida, o técnico Filipe Luís destacou a importância dos treinos específicos para esse tipo de jogada e fez questão de mencionar o papel de um antigo companheiro de equipe na evolução desse setor.
“Bola parada é uma das fases do jogo, damos a importância que ela merece porque jogos bloqueados muitas vezes são desbloqueados na bola parada. E acreditamos que a chegada do Rodrigo Caio junto com toda a comissão tenham influenciado muito nessa potência. E os próprios jogadores acreditam e estão se sentindo poderosos outra vez na bola parada. Importante que eles sintam o gosto por isso e vejam sempre que resolve jogos”, afirmou Filipe Luís.
Enquanto isso, nos bastidores, o Flamengo finaliza os detalhes para oficializar Samuel Lino como reforço. O atacante foi liberado do treino do Atlético de Madrid nesta segunda-feira (28) e desembarca no Aeroporto Internacional Tom Jobim na manhã de terça-feira (29), após cumprir trâmites burocráticos em Portugal e uma rápida parada em São Paulo. Ele será submetido a exames médicos antes de assinar contrato.
A negociação com o clube espanhol envolveu valores fixos de 22 milhões de euros (cerca de R$ 143 milhões), além de bônus por metas que podem elevar a quantia para até 24 milhões de euros. A transferência tornará o atacante a contratação mais cara da história do Flamengo. A diretoria aproveitou o desejo do Atlético de liberar o jogador para abrir vaga de estrangeiros no elenco e ofereceu um salário competitivo para convencê-lo a retornar ao futebol brasileiro.
Revelado pelas categorias de base do próprio Flamengo, Samuel Lino teve breve passagem pelo clube e foi campeão da Copinha em 2018. Embora tivesse preferência por seguir na Europa, o atacante entendeu que voltar ao Brasil poderia colocá-lo em evidência na busca por um lugar na Seleção Brasileira de Carlo Ancelotti.
Por fim, o Flamengo volta a campo pela Copa do Brasil na próxima quinta-feira (31), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. O duelo contra o Atlético marca o jogo de ida das oitavas de final da competição. A volta será em Belo Horizonte, na quarta-feira (6 de agosto), às 19 horas (horário de Brasília).