terça-feira, julho 1, 2025
14.6 C
São Paulo

A declaração de Zico direcionada ao Flamengo no Mundial de Clubes

O Flamengo segue com moral elevada no Super Mundial de Clubes após garantir a classificação antecipada para as oitavas de final. A equipe venceu Chelsea e Espérance, assegurando a liderança do Grupo D com uma rodada de antecedência. Assim, mesmo que perca para o LAFC na última partida da fase de grupos, não pode ser ultrapassado pelos concorrentes diretos, devido ao critério de confronto direto.

A campanha sólida atraiu elogios do maior ídolo da história do clube. Durante um encontro com sócios-torcedores, Zico ressaltou o desempenho do time e comentou o atual cenário da competição. “O Flamengo ganhou muita moral no Super Mundial e, assim como o Botafogo, venceu um europeu, comprovando que os brasileiros estão dificultando bastante dentro de campo”, afirmou o ex-jogador.

Bruno Henrique vibra após abrir o placar contra o Chelsea
Bruno Henrique vibra após abrir o placar contra o Chelsea (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Zico também destacou a atual dinâmica do futebol mundial. Segundo ele, os clubes europeus são formados por seleções internacionais ao contratarem os principais talentos sul-americanos. “Quantos espanhóis tem no Real Madrid? Quantos alemães tem no Bayern? Isso mostra como são seleções montadas”, disse. Ainda segundo o Galinho, o conhecimento tático dos adversários hoje é mais acessível, o que torna as partidas mais equilibradas.

Apesar do bom momento, o ex-camisa 10 fez um alerta em relação à situação disciplinar do elenco. Bruno Henrique, Gerson, Pulgar e Plata estão pendurados com cartão amarelo. “Você precisa respeitar o regulamento. Se tem jogador com desgaste ou risco de suspensão, tem que analisar se vale a pena colocá-lo em campo”, afirmou. Ele ainda lembrou que, em torneios curtos, a manutenção do entrosamento também deve ser considerada.

Enquanto se prepara para o mata-mata, o Flamengo ainda aguarda a definição do seu adversário nas oitavas de final. De acordo com as regras da competição, o time enfrentará uma equipe do Grupo C. As possibilidades incluem Benfica e Boca Juniors, já que o Auckland City está eliminado e o Bayern de Munique já garantiu a liderança do grupo. O Boca ainda tem chances matemáticas, mas depende de uma goleada e de uma derrota do Benfica com ampla margem de gols.

A classificação antecipada coloca o Rubro-Negro em posição favorável no torneio. Contudo, conforme alertado por Zico, o clube precisará lidar com as decisões estratégicas com atenção redobrada. A presença de jogadores-chave em condição de risco exige planejamento, sobretudo em uma competição com margem mínima para erros.