Em entrevista recente, o diretor de futebol José Boto declarou que o processo de renovação será tratado com tranquilidade. “Temos andado a conversar sobre isso com calma. Não é minha forma de ser nem do Filipe estarmos ansiosos com esse tipo de coisa”, afirmou. Conforme explicou o dirigente, o técnico tem priorizado questões internas mais urgentes, como a situação contratual do lateral-direito Guillermo Varela, antes de pensar em sua própria permanência.
Atualmente com vínculo até dezembro de 2025, Filipe Luís tem mostrado bom desempenho em seu primeiro trabalho como treinador profissional. Ao todo, são 50 jogos no comando do time, com 33 vitórias, 13 empates e apenas quatro derrotas. O retrospecto é complementado por três títulos conquistados: Copa do Brasil (2024), Supercopa do Brasil (2025) e Campeonato Carioca (2025).

Apesar do revés no Mundial, a postura da equipe foi elogiada por Zico. O ex-jogador e ídolo do clube destacou os erros cometidos na saída de bola como ponto decisivo da eliminação, mas isentou o adversário de um domínio total. “O mérito do Bayern foi forçar os erros do Flamengo, marcação pressão em cima. Mas não houve domínio. O problema foi insistir em sair pelo meio”, analisou. O Galinho também criticou a arbitragem ao apontar falta no lance do primeiro gol, marcado contra por Pulgar.
Enquanto as atenções internas se voltam para a continuidade de Filipe Luís e o desempenho no Campeonato Brasileiro — onde o clube lidera com 24 pontos —, uma movimentação importante mexeu nos bastidores: a saída de Gerson. O volante foi negociado com o Zenit, da Rússia, que pagou integralmente a multa rescisória de 25 milhões de euros (cerca de R$ 160 milhões). O valor foi depositado poucas horas após o retorno do jogador ao Rio de Janeiro.
O negócio foi concluído mesmo diante de uma proposta superior do Al-Nassr, da Arábia Saudita. O Flamengo, contudo, já havia deixado claro que só aceitaria a liberação mediante pagamento integral e à vista. A decisão final de Gerson teria sido influenciada pela rapidez dos russos, ainda que o atleta tenha cogitado a proposta saudita, por manter boa relação com o técnico Jorge Jesus.
Por fim, enquanto o elenco recebe quatro dias de folga, a reapresentação está marcada para sábado (05), às 9h30 (horário de Brasília), no Ninho do Urubu. O próximo desafio da equipe será no fim de semana dos dias 12 e 13 de julho, quando enfrentará o São Paulo, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.


