terça-feira, agosto 5, 2025
18.6 C
São Paulo

Diretoria do Flamengo faz sondagem pela volta de Jorge Jesus

A situação permanece em aberto e pode se definir nos próximos dias

Apesar do vínculo vigente com Filipe Luís até dezembro, o Flamengo iniciou tratativas para prorrogar o contrato do treinador até o fim de 2026. O acerto financeiro já foi estabelecido entre as partes, contudo, a decisão final depende de aval da alta cúpula do clube, que passou a considerar outra alternativa para o comando técnico.

Isso porque, de acordo com o jornalista Diogo Dantas, a possibilidade de repatriar Jorge Jesus reacendeu discussões internas e adiou uma definição sobre a renovação do atual treinador.

Jorge Jesus novamente em pauta

A eventual volta de Jorge Jesus passou a ser avaliada após a eliminação do Flamengo nas oitavas de final do Mundial de Clubes, diante do Bayern. O revés interrompeu a sequência positiva no torneio e reacendeu questionamentos sobre a comissão técnica. Conforme o O Globo, a direção rubro-negra consultou o técnico português, que se mantém acessível ao diálogo e não descarta um novo ciclo no Brasil.

Embora esteja em conversas avançadas com o Al Nassr, da Arábia Saudita, o treinador ainda não formalizou vínculo com o clube do Oriente Médio. Por isso, continua disponível no mercado e disposto a ouvir uma proposta concreta da equipe carioca.

Bastidores da decisão e cenário interno

A gestão do futebol no Flamengo tenta equilibrar o desempenho recente de Filipe Luís com a pressão externa por resultados mais expressivos. Apesar da evolução no Campeonato Brasileiro, onde o time ocupa a liderança, setores da diretoria entendem que o clube poderia explorar alternativas mais experientes no mercado, sobretudo com o retorno do nome mais vitorioso da era recente do clube em pauta.

Enquanto isso, o treinador atual segue seu trabalho normalmente, à espera de um desfecho. A indefinição ocorre mesmo após um acordo financeiro ter sido delineado para a continuidade até dezembro de 2026.

Pressão externa e clima nos bastidores

Ainda que a decisão de renovar com Filipe Luís estivesse encaminhada, o cenário político e as movimentações da torcida influenciaram a análise interna. A diretoria, então, optou por reavaliar o planejamento com mais cautela.

Aliás, conforme o Bolavip Brasil, Jorge Jesus mantém contato frequente com dirigentes da Gávea. A continuidade dessa interlocução sustenta a expectativa de possível reencontro entre clube e treinador, cinco anos após a histórica passagem de 2019, que culminou na conquista da Libertadores e do Campeonato Brasileiro.