A ausência de Erick Pulgar forçou o técnico Filipe Luís a reestruturar o setor de marcação da equipe para a próxima rodada do Campeonato Brasileiro. O volante chileno sofreu fratura no pé direito e deve permanecer fora dos gramados por até três meses. Assim, o comandante rubro-negro precisou agir prontamente para reorganizar a escalação da equipe visando manter o equilíbrio do meio de campo.
Com a lesão, Jorginho deve manter sua posição entre os titulares. Contudo, desta vez, terá a companhia de Nicolás De La Cruz. O uruguaio, que ficou um longo período afastado em função de um problema no joelho direito, encontra-se recuperado e à disposição para estrear a nova formação ao lado do ítalo-brasileiro. Esta será a primeira vez que os dois atuam juntos como dupla no meio da equipe principal.
Próximo desafio pelo Brasileirão
A previsão é que o Flamengo enfrente o São Paulo no sábado (13), em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro. Embora a confirmação da data ainda dependa da oficialização da CBF, a expectativa é de que o confronto ocorra nesta data. Até o momento, o time da Gávea lidera a competição nacional com 24 pontos, mesmo número do Cruzeiro, mas com um jogo a menos.
Desempenho e reconhecimento após o Mundial
A mudança na formação ocorre em meio ao bom momento vivido por Filipe Luís no comando da equipe. Desde que assumiu o cargo, em setembro de 2024, o ex-lateral conquistou três troféus: Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil e Copa do Brasil.
Em 51 partidas como técnico, acumula 33 vitórias, 14 empates e apenas quatro derrotas, alcançando 73% de aproveitamento. Ao todo, foram 91 gols marcados e apenas 26 sofridos.
A campanha no Mundial de Clubes também foi marcante. Embora eliminado nas oitavas pelo Bayern de Munique, Filipe Luís foi apontado como um dos principais destaques da competição. O jornal espanhol Marca classificou sua atuação no torneio como surpreendente.
“É doído perder. É um torneio em que estávamos bem, jogando bem, com nossa filosofia. Mas encontramos um rival gigante, que foi melhor e mereceu passar. Estou orgulhoso do que o Flamengo fez neste Mundial”, declarou o treinador ao periódico europeu.
Planos futuros e vínculo com o clube
Embora seja alvo de atenção internacional, o treinador mantém firme o vínculo com o atual projeto. “Meu objetivo é, algum dia, voltar à Europa no mais alto nível do futebol. Mas tenho um compromisso muito grande com os jogadores e com o Flamengo. Estamos trabalhando muito e estamos felizes”, afirmou Filipe Luís, também à publicação espanhola.
A diretoria avalia positivamente a continuidade do trabalho desenvolvido e demonstra confiança tanto pela identificação do treinador com o clube quanto pelos resultados obtidos até aqui.
Enquanto isso, o comandante segue à frente da equipe, agora com mais um desafio: testar a eficiência de uma nova configuração no meio de campo, desta vez com De La Cruz ao lado de Jorginho.


