O trabalho de Filipe Luís à frente do Flamengo tem ultrapassado fronteiras. A excelente campanha no Mundial de Clubes colocou o treinador sob os holofotes do futebol internacional, e um dos principais entusiastas de seu trabalho é ninguém menos que o diretor técnico José Boto. Em entrevista à imprensa britânica, o português fez declarações contundentes sobre o futuro promissor do ex-lateral.
“Workaholic e estrategista”: a visão de José Boto
José Boto não economizou palavras ao elogiar o técnico rubro-negro. “A carreira dele, mas mais do que a carreira, a capacidade, sua sabedoria, seu desejo de se aperfeiçoar diariamente. Isso é uma marca dos grandes treinadores, e ele é”, afirmou. O dirigente português acredita que, sendo assim, Filipe Luís tem todas as qualidades necessárias para se tornar “um dos maiores treinadores do mundo em até dois anos”.
Além disso, Boto destacou o estilo tático implementado pelo técnico: “Ele tem um estilo de jogo muito bem executado. Ele não muda a sua forma de jogar sem motivo algum. Isso também é uma característica dos grandes treinadores.” Por isso, o trabalho no Flamengo tem chamado atenção inclusive de clubes europeus.
A relação que começou com dúvidas e virou confiança
Cabe ressaltar que no início de sua gestão como diretor técnico, José Boto ainda não tinha decidido se manteria Filipe Luís no comando do Flamengo. Isso porque a diretoria recém-eleita avaliava diversas possibilidades para 2025. No entanto, após uma série de conversas, o ex-lateral convenceu o dirigente com sua visão moderna de futebol e ética de trabalho. Com isso, consolidou-se como peça-chave na nova era do clube.
Desafio diante do Bayern será o maior teste da carreira
Portanto, o jogo deste domingo (29), contra o Bayern de Munique, marca um divisor de águas na carreira de Filipe Luís como técnico. Vale destacar que o treinador já conquistou títulos como a Copa do Brasil, a Supercopa e o Carioca, mas agora terá seu maior desafio até o momento.
A partida pelas oitavas do Mundial acontece às 17h (horário de Brasília), em Miami e todos os olhos estarão voltados para o banco rubro-negro. Desse jeito, o nome de Filipe Luís segue ganhando força no cenário global.