domingo, agosto 10, 2025
10.1 C
São Paulo

Flamengo se planeja com estreia e reforços para jogos do Brasileirão e Libertadores

Carrascal está regularizado no Boletim Informativo Diário da CBF e deve ir a campo contra o Mirassol, pelo Brasileirão

O meia colombiano Jorge Carrascal, contratado pelo Flamengo por 12 milhões de euros (cerca de R$ 77 milhões), está regularizado na CBF e poderá fazer sua primeira partida pelo clube neste sábado (09 de agosto), às 18h30 (horário de Brasília), contra o Mirassol, no Maracanã, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogador teve o nome incluído no Boletim Informativo Diário nesta terça-feira (05 de agosto), ficando apto para atuar em competições nacionais e internacionais, mas não na Copa do Brasil, já que o prazo de inscrição para as oitavas de final se encerrou antes de sua chegada.

A estreia do reforço ocorre em um momento de ajustes no elenco. O técnico Filipe Luís lida com ausências importantes: Jorginho está suspenso, enquanto De La Cruz e Pulgar seguem em recuperação de lesões. Além disso, Luiz Araújo e Bruno Henrique, preservados na partida contra o Atlético-MG, serão avaliados e podem ser poupados para o jogo de quarta-feira (13 de agosto), contra o Internacional, pelas quartas de final da Libertadores, também no Maracanã, às 21h30 (horário de Brasília).

Michael e Everton Cebolinha já foram liberados pelo departamento médico. O primeiro estava afastado desde 12 de julho por dores no tornozelo esquerdo, enquanto o segundo retornou contra o Atlético-MG, após tendinite, e marcou o gol que levou a decisão da Copa do Brasil para os pênaltis.

A possível entrada de Carrascal diante do Mirassol serve, sobretudo, para dar mais opções ao treinador, que busca preservar atletas para o duelo da Libertadores. A equipe lidera o Campeonato Brasileiro com 37 pontos em 17 jogos e, em caso de vitória, pode conquistar o título simbólico do primeiro turno, desde que Cruzeiro e Palmeiras não vençam seus compromissos.

Uma provável escalação para sábado inclui Rossi; Varela, Léo Pereira, Léo Ortiz e Alex Sandro; Allan, Evertton Araújo, Carrascal e Arrascaeta; Plata e Pedro. Essa formação, contudo, pode sofrer alterações de acordo com as avaliações médicas e o planejamento para o jogo seguinte.

O Flamengo, que já havia contratado Emerson Royal, Saúl Ñíguez e Samuel Lino nesta janela de transferências, vê em Carrascal não apenas um reforço técnico imediato, mas também um atleta capaz de ampliar as alternativas no meio de campo. Afinal, o colombiano chega em plena forma física, tendo feito pré-temporada com o Dínamo de Moscou antes da negociação.

Revelado pelas categorias de base do Millonarios, Carrascal tem 27 anos e acumula passagens por Sevilla Atlético, Karpaty Lviv, River Plate, CSKA Moscou e Dínamo de Moscou, onde disputou 35 jogos na última temporada, marcando oito gols e distribuindo três assistências. É presença constante nas convocações da seleção colombiana e usará a camisa 15 no Rubro-Negro, com contrato válido por quatro anos.