sexta-feira, agosto 15, 2025
13.5 C
São Paulo

Veja quanto Saúl Ñíguez ganhava no Atlético antes de fechar com o Flamengo

Volante espanhol desembarca no Rio para exames e assina contrato de três anos com o Flamengo após deixar o Atlético de Madrid

O Flamengo acertou a chegada do meio-campista espanhol Saúl Ñíguez, de 30 anos, que deixou o Atlético de Madrid após mais de uma década de serviços prestados ao clube espanhol. A chegada do jogador ao Rio de Janeiro está prevista para esta terça-feira (22), às 17h45 (horário de Brasília), com desembarque reservado em área alternativa do Aeroporto Internacional Tom Jobim.

Com mais de 400 partidas pelos Colchoneros, Saúl foi um dos atletas mais presentes da história recente do Atlético de Madrid, somando 427 jogos, 48 gols e 19 assistências. Apesar do vínculo com o clube até 2026, o meio-campista não fazia mais parte dos planos da comissão técnica espanhola, o que viabilizou a negociação com o time carioca.

O contrato com o Flamengo foi firmado por três temporadas. Antes da assinatura definitiva, o atleta passará por exames médicos na quarta-feira (23) e se encontrará com o diretor técnico José Boto no CT George Helal, onde será finalizado o processo de integração ao elenco. A apresentação oficial será divulgada nas redes sociais do clube e na FlamengoTV.

Bandeirinha de escanteio do Flamengo
Bandeirinha de escanteio do Flamengo (Foto: Divulgação/Flamengo)

Ainda que o salário de Saúl no Atlético de Madrid girasse em torno de 15 milhões de euros por ano (aproximadamente R$ 97,5 milhões), o acordo com o Flamengo prevê uma considerável redução salarial. Atualmente, o maior salário do elenco rubro-negro pertence a Jorginho, que recebe cerca de R$ 2,1 milhões mensais. Com isso, a contratação exigiu um ajuste financeiro importante por parte do jogador.

A diretoria do Flamengo enxerga a contratação como parte de uma estratégia para reforçar o time durante a janela de transferências do meio do ano. A chegada de Saúl ocorre no momento em que o clube busca preencher a lacuna deixada por Gerson. Conforme o presidente BAP, destacou:

“Eu espero que essa janela do meio do ano seja mais agressiva do que foi no início do ano […] Até agora temos tido um ano razoável, e tenho certeza absoluta que esse ano vai ser determinante para reequilibrar esse aspecto de faturamento do clube com endividamento que temos. Vamos trazer isso para os devidos lugares, em que pese a perda que a gente teve com a Libra.”

A vinda de Saúl para o futebol brasileiro surpreende, sobretudo pelo histórico do atleta. Revelado nas categorias de base do Real Madrid, ainda na infância, o jogador migrou para o Atlético aos 13 anos, onde construiu sua trajetória mais sólida. Apesar de ainda despertar interesse de clubes europeus, os contatos com Filipe Luís e José Boto foram decisivos na escolha pelo Flamengo.

Aliás, a proposta esportiva do clube carioca, aliada ao prestígio internacional conquistado nos últimos anos, foi considerada um atrativo extra para o jogador, que busca recuperar protagonismo em uma nova fase da carreira.