domingo, agosto 17, 2025
16.1 C
São Paulo

A declaração de Fábio, do Fluminense, sobre se tornar recordista mundial de partidas: “1390 significam…”

Goleiro do Tricolor se igualou a Peter Shilton, referência da Inglaterra nas décadas de 1970 e 1980, como recordista em número de jogos; arqueiro deve se isolar no ranking já na próxima semana

Aos 43 anos, Fábio alcançou uma marca histórica ao entrar em campo pelo Fluminense na vitória por 2 a 1 sobre o Fortaleza, no sábado (16 de agosto), no Maracanã. O goleiro tornou-se, oficialmente, o jogador com mais partidas disputadas na história do futebol mundial, igualando os 1.390 jogos do inglês Peter Shilton, referência da Inglaterra nas décadas de 1970 e 1980.

Ao término da partida, ainda no gramado do Maracanã, o jogador fez um discurso emocionado. Com palavras marcadas pela religiosidade, Fábio destacou o papel da fé e do apoio familiar ao longo da carreira.

“1.390 jogos significam que Deus sempre prepara, e os planos de Deus não podem ser frustrados. Para eu alcançar essa marca, foi muito antes do meu nascer. Deus me deu esse dom e direcionou todos os dias para que eu estivesse aqui, comemorando. Agradeço sempre a todos que fizeram parte da minha vida: meu pai, minha mãe, meus irmãos, meus amigos, minha esposa Sandra, Pablo e Valentina, que estão acompanhando a trajetória, e Deus abençoando que eles possam me ver jogar”.

“E Deus me dá a oportunidade de estar dentro de campo, ajudar meus companheiros que estiveram comigo nesses jogos. Mas sem Deus, nada seria possível. Toda glória, todo louvor a Ele. Eu sou instrumento. Espero ser exemplo não só dentro de campo, mas fora também. Um servo de Deus, um cara que tenta melhorar sempre em todos os aspectos, ser um ser humano correto”, disse.

No Fluminense desde 2022, o goleiro chegou como reforço experiente e logo se firmou como titular. Em pouco mais de três temporadas, já soma mais de 230 partidas com a camisa tricolor e títulos importantes, como a Taça Libertadores e o Campeonato Carioca.

Aliás, a expectativa é que o camisa 1 se torne o recordista absoluto na terça-feira (19 de agosto), quando o Fluminense encara o América de Cali, às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Caso esteja entre os titulares, será o 1.391º jogo da carreira do arqueiro.

O feito de Fábio, precipuamente, reforça sua longevidade e regularidade, sobretudo em uma posição exigente como a de goleiro. Mesmo aos 43 anos, mantém-se competitivo e segue como referência técnica e de liderança dentro do elenco tricolor.