terça-feira, dezembro 30, 2025
24.4 C
São Paulo

Ex-jogador do Fluminense anuncia aposentadoria

Equatoriano Sornoza, de 31 anos, anunciou que vai pendurar as chuteiras; ex-Flu e Corinthians, ele assume função de auxiliar técnico

O meia Junior Sornoza, revelado pelo Independiente del Valle e com passagens marcantes por Fluminense e Corinthians, decidiu encerrar sua trajetória como jogador profissional. Aos 31 anos, o equatoriano anunciou sua aposentadoria e, simultaneamente, foi confirmado como novo auxiliar técnico do clube equatoriano, onde atuava com a camisa 10.

A despedida marca o fim de um ciclo iniciado ainda nas categorias de base do Independiente, clube que o projetou internacionalmente e com o qual conquistou seus maiores feitos. Com forte vínculo emocional, o atleta escolheu permanecer na instituição, agora em uma nova função dentro da comissão técnica.

“Chegou a hora de orientar os jogadores mais jovens pelo lado de fora do campo”, declarou Sornoza ao oficializar sua saída dos gramados.

Sua passagem pelo futebol brasileiro teve início no Fluminense, entre 2017 e 2018. Com protagonismo na armação de jogadas, disputou 96 partidas e marcou um gol olímpico contra o Defensor, pela Copa Sul-Americana de 2018. Em seguida, reforçou o Corinthians em 2019, tornando-se o primeiro equatoriano a atuar pelo clube. Na equipe paulista, ficou marcado pela assistência a Vagner Love na final do Campeonato Paulista, que garantiu o título contra o São Paulo.

Sornoza ex-Flu
Foto: Divulgação

Posteriormente, o meia passou pela LDU e pelos mexicanos Tijuana e Pachuca, até retornar ao Independiente del Valle, em 2021. De lá para cá, viveu o período mais vitorioso da carreira, liderando a equipe nas conquistas da Copa Sul-Americana de 2022 e da Recopa Sul-Americana de 2023, esta vencida sobre o Flamengo, no Maracanã.

Aliás, os números da carreira reforçam sua relevância. Foram 331 jogos, 96 gols e 36 assistências pelo Independiente. No Fluminense, acumulou 10 gols e 6 assistências. Já no Corinthians, mesmo com apenas uma bola na rede, deu 10 passes decisivos em 46 partidas.

O currículo do jogador inclui ainda outros títulos expressivos. No Brasil, ergueu a Taça Guanabara (2017), a Taça Rio (2018) e o Paulistão (2019). No Equador, venceu o Campeonato Nacional (2021), a Copa do Equador (2022) e a Supercopa local (2023). Pela LDU, também conquistou uma Supercopa, em 2020.

Apesar de não ter disputado uma Copa do Mundo, Sornoza representou a seleção do Equador com frequência nas Eliminatórias Sul-Americanas, consolidando uma carreira de destaque no futebol do continente.

“Obrigado pela magia, pelos títulos e por escolher ficar em casa neste novo capítulo como auxiliar-técnico”, publicou o Independiente del Valle em suas redes sociais.