Com contrato renovado recentemente até o meio de 2028, Jhon Arias é hoje uma das principais peças do elenco do Fluminense. O colombiano, que soma 229 partidas, 47 gols e 55 assistências pelo clube, tornou-se o jogador mais bem pago do grupo após reajuste salarial realizado no início de fevereiro. Entretanto, mesmo com vínculo longo e valorização interna, o meia-atacante externou novamente seu desejo de atuar no futebol europeu.
A campanha tricolor na Copa do Mundo de Clubes serviu como vitrine para Arias, que teve boas atuações contra Borussia Dortmund e Inter de Milão, além de ser destaque mesmo na eliminação para o Chelsea. O desempenho chamou a atenção de clubes do exterior, entre eles o Wolverhampton, da Inglaterra. Representantes do time inglês procuraram o Fluminense durante o torneio e indicaram o envio de uma proposta nos próximos dias.

Apesar do interesse estrangeiro, o Fluminense não demonstra intenção de negociar Arias neste momento. O clube entende a importância do jogador para o elenco e considera o atual período inadequado para transferências, já que a equipe ainda disputa competições importantes. Além disso, o Tricolor detém apenas 50% dos direitos econômicos do atleta — a outra metade pertence ao Patriotas, da Colômbia — o que reduz significativamente o retorno financeiro em caso de venda.
Embora ainda não exista proposta oficial, o jogador já teria iniciado conversas salariais com o Wolverhampton. Segundo apurado, Arias dá prioridade à Inglaterra como destino por projeto esportivo e pessoal, descartando, por ora, sondagens de outros clubes da Europa e do futebol saudita. Sua idade, 27 anos, é considerada determinante nessa decisão, já que ele vê nessa janela de transferências do meio do ano uma das últimas oportunidades de concretizar o sonho europeu.
Durante entrevista na zona mista após a derrota para o Chelsea, Arias foi direto ao abordar o tema: “Creio que todo mundo sabe, sou muito transparente, sincero, e como todos os jogadores, sonho em jogar na Europa e chegar na elite, mas até o último dia no Fluminense vou lutar e respeitar o clube, a torcida. Sobre propostas, isso é com direção, o presidente. Nunca se sabe, o futuro está aberto. Sigo aqui no Fluminense, tenho contrato longo, estou feliz no clube”.
A postura da diretoria, ao menos por enquanto, é de resistência. O Fluminense ainda não definiu valores mínimos para iniciar uma negociação, embora, antes da renovação contratual, existisse um acordo informal prevendo abertura de diálogo em caso de propostas de clubes europeus.
Por fim, caso a saída de Arias avance, a diretoria planeja negociar com o Patriotas a ampliação da fatia de seus direitos e, paralelamente, buscar uma reposição no mercado. A janela brasileira abre nesta quinta-feira (10 de julho), o que pode facilitar possíveis movimentações caso haja desfecho positivo na negociação.