O lateral-esquerdo Matheus Mascarenhas foi anunciado oficialmente como novo reforço do Figueirense na terça-feira (29 de julho). Aos 27 anos, o jogador chega ao clube catarinense após passagem pelo Boavista-RJ, onde atuou em 26 partidas ao longo da atual temporada da Série D. Seu vínculo com o Figueira será válido até o fim de 2025.
Anteriormente, Mascarenhas disputou o Campeonato Catarinense pelo próprio Figueirense, mas em 2024, quando esteve emprestado pelo Cianorte. Na ocasião, somou 25 jogos, desempenho que o credenciou a retornar ao clube, agora em definitivo. O novo contrato foi firmado após a saída de Samuel, negociado por empréstimo ao futebol do Bahrein.
Revelado pelo Fluminense, o lateral integrou as categorias de base por 14 anos, chegando à equipe profissional em 2017. Durante esse período, representou também clubes como Botafogo-SP, Atlético-GO, Vitória de Guimarães (Portugal), Sampaio Corrêa, Confiança e Universitatea Craiova (Romênia). Aliás, também acumulou convocações para a Seleção Brasileira Sub-17, com direito ao título sul-americano.
Contudo, sua trajetória no Fluminense acabou sendo interrompida por lesões graves, conforme o próprio atleta revelou em entrevista coletiva. Segundo ele, os problemas físicos e emocionais comprometeram seu desenvolvimento técnico e profissional.
“Tenho 14 anos de Fluminense, surgi como uma promessa, seleções de base, depois tive uma lesão que demorou dois anos para recuperar, dois problemas seguidos no joelho e três cirurgias. Na época dificultou bastante, acabei ficando com a cabeça ruim, não queria mais jogar futebol e acabei perdendo tempo. O tempo passa, os clubes olham de maneira diferente e tive que recomeçar do zero”.
Ainda durante a coletiva, ele destacou a dificuldade em se adaptar às exigências do futebol profissional e a importância de ter buscado apoio psicológico:
“Achava que tudo ia ganhar no talento, mas a gente precisa cuidar do corpo, fazer prevenções. Perdi muito tempo porque de cabeça foi muito ruim”.
Segundo ele, a passagem pela Romênia foi decisiva para resgatar o prazer em atuar. O retorno à motivação veio ao perceber o apoio da família e o desejo de retomar a carreira em alto nível.
“Senti vontade de jogar futebol, ser feliz com o futebol novamente, isso pra mim foi tudo, vi o orgulho da minha filha e esposa”.
Agora, Matheus aguarda regularização no BID para estar à disposição do técnico do Figueirense já neste sábado (02 de agosto), às 19h30 (horário de Brasília), diante do ABC, pela Série C do Campeonato Brasileiro.