O Fluminense atingiu um marco inédito na história recente do clube ao contar com 11 jogadores estrangeiros no elenco principal. A CBF permite que até nove atletas nascidos fora do país sejam relacionados por partida nas competições nacionais. Assim, a cada jogo, pelo menos dois desses jogadores precisarão ficar de fora da lista de convocados.
A ampliação desse contingente se deu após a contratação do argentino Lucho Acosta e, posteriormente, do colombiano Santiago Moreno. O meia chegou na última sexta-feira (08) e o atacante foi anunciado oficialmente na terça-feira (12), após desembarcar no Rio de Janeiro, realizar exames médicos e assinar contrato válido até o fim de 2029.
Antes de acertar com o Fluminense, Moreno defendia o Portland Timbers, dos Estados Unidos, onde somou 146 partidas, com 22 gols e 31 assistências. A negociação girou em torno de US$ 5 milhões (aproximadamente R$ 27 milhões).
Lista atualizada de estrangeiros
Com a chegada de Moreno, o elenco tricolor passou a ter os seguintes atletas internacionais: Germán Cano (Argentina), Juan Pablo Freytes (Argentina), Kevin Serna (Colômbia), Gabriel Fuentes (Colômbia), Agustín Canobbio (Uruguai), Joaquín Lavega (Uruguai), Facundo Bernal (Uruguai), Rubén Lezcano (Paraguai), Yeferson Soteldo (Venezuela), Lucho Acosta (Argentina) e Santiago Moreno (Colômbia).
Situação do time na temporada
O reforço colombiano, entretanto, não poderá disputar as oitavas de final da Copa Sul-Americana, pois não foi inscrito a tempo. Caso a equipe avance, ele estará apto para atuar na fase seguinte. No Campeonato Brasileiro, o Fluminense ocupa atualmente a nona colocação, com 24 pontos em 17 partidas.
O Tricolor superou o América de Cali por 2 a 1 na última terça-feira (12), no Estádio Olímpico Pascual Guerrero, pela ida das oitavas de final da Sul-Americana.
Declaração oficial
“O Fluminense FC informa que acertou a transferência do atacante colombiano Santiago Moreno. O jogador, que estava no Portland Timbers, dos Estados Unidos, desembarcou no Rio de Janeiro, realizou exames médicos e assinou em definitivo com o clube até o fim de 2029”. — Fluminense, em nota oficial.