sábado, agosto 2, 2025
13.6 C
São Paulo

Fluminense terá dois desfalques para enfrentar o Grêmio

Com quatro derrotas seguidas no Brasileirão, Fluminense perde Freytes e Bernal por suspensão e encara pressão interna às vésperas de duelo contra o Grêmio.

Em meio a uma sequência negativa no Campeonato Brasileiro, o Fluminense enfrenta novos obstáculos em seu planejamento. Após a derrota para o São Paulo, o time carioca não poderá contar com dois titulares na próxima rodada: o zagueiro Freytes e o volante Bernal estão suspensos por acúmulo de cartões amarelos e desfalcam a equipe no confronto diante do Grêmio, marcado para sábado (2 de agosto), às 21h (horário de Brasília), no Maracanã.

A ausência de Freytes é considerada mais preocupante, sobretudo pela escassez de opções na zaga. Ignácio está fora por lesão no ligamento colateral medial do joelho direito, com previsão de retorno em cerca de um mês. Além disso, há expectativa de que Thiago Silva seja poupado em função do rodízio estabelecido por Renato Gaúcho, o que deixaria apenas Manoel e Thiago Santos como alternativas disponíveis para a zaga.

Freytes, zagueiro do Fluminense (Foto: Divulgação/ Fluminense)

No meio de campo, Bernal também vinha sendo utilizado com frequência, mas há mais alternativas para a função. Hércules surge como possível substituto para atuar na cabeça de área, ao passo que Martinelli, Lima, Nonato, Ganso e Isaque podem completar o setor, dando mais margem de manobra ao treinador.

A fase da equipe, contudo, gera inquietação interna. O Fluminense soma quatro derrotas consecutivas na Série A e não vence desde o retorno do Mundial de Clubes da Fifa. O lateral-direito Samuel Xavier, um dos líderes do elenco, criticou a postura do grupo após a sequência de tropeços. “Temos que parar de dar desculpa e temos que fazer a nossa parte dentro de campo, que nós somos o Fluminense, somos um time grande e temos que fazer mais para vencer”, afirmou o camisa 2.

Questionado sobre as constantes alterações na escalação, Samuel Xavier evitou culpar diretamente o rodízio promovido por Renato Gaúcho. No entanto, admitiu que o grupo precisa corrigir falhas básicas para recuperar a confiança. “A gente tem cometido muitos erros que os adversários têm aproveitado muito bem. […] Você vem de derrota atrás de derrota, tira a confiança dos jogadores, mas temos que acabar isso o mais rápido possível”, completou o jogador.

Renato, por sua vez, justificou o rodízio com o calendário apertado. Segundo ele, o elenco precisa ser preservado para evitar desgaste físico e lesões. “Tenho um grupo e tenho que dar oportunidade para todos, até porque preciso sempre de uma equipe mais descansada”, explicou o técnico.

Antes de reencontrar o torcedor no Brasileirão, o Fluminense vira a chave para a Copa do Brasil. A equipe enfrenta o Internacional nesta quinta-feira (31 de julho), às 21h30 (horário de Brasília), no Beira-Rio, pelo jogo de ida das oitavas de final da competição.