sábado, agosto 2, 2025
15.2 C
São Paulo

Mourinho no Grêmio? Veja detalhes sobre a possibilidade

Candidato à presidência do Grêmio garantiu que, caso eleito, vai tentar a contratação de José Mourinho, técnico do Fenerbahçe

Marcelo Marques, empresário e pré-candidato à presidência do Grêmio, tem articulado movimentos que chamaram atenção do noticiário esportivo nos últimos dias. Um deles envolve a tentativa ousada de levar José Mourinho ao comando técnico do clube a partir de 2026. A informação partiu da Rádio Guaíba e foi repercutida por jornalistas que acompanham os bastidores do Tricolor.

Atualmente no Fenerbahçe, da Turquia, Mourinho tem vínculo contratual com o clube até junho de 2026. O treinador português, com passagens marcantes por Real Madrid, Porto, Chelsea, Inter de Milão e Roma, teria sido incluído no projeto presidencial de Marques como peça-chave para a montagem de um elenco competitivo no cenário sul-americano.

Aliás, o desejo de Marcelo Marques vai além da promessa de reforços. O empresário realizou aportes financeiros significativos para o Grêmio recentemente. Em julho, oficializou a aquisição dos direitos de gestão da Arena junto à Arena Porto-Alegrense e também comprou créditos da Revee, fundo que detinha dois terços da dívida pela construção do estádio. O investimento totalizou R$ 130 milhões, e Marques anunciou que a Arena será doada ao clube, reforçando seu comprometimento institucional.

Entretanto, apesar do planejamento ambicioso e da mobilização em torno do nome de Mourinho, o jornalista Diogo Rossi revelou um entrave significativo: o treinador não demonstra interesse em trabalhar no Brasil neste momento. Segundo ele, “José Mourinho não tem planos de atuar no futebol brasileiro”.

O projeto político de Marques envolve ainda o ex-zagueiro e agente Jorge Baidek, que estaria colaborando nas tratativas com representantes do técnico português. Há, inclusive, estudos sobre as exigências salariais e cláusulas contratuais necessárias para uma eventual negociação, caso o cenário mude até o fim do contrato de Mourinho na Turquia.

Enquanto isso, o atual técnico do Grêmio, Mano Menezes, permanece no comando da equipe. Apesar de parte da torcida pedir mudanças no cargo, a direção segue com ele para a sequência da temporada. A possível chegada de Mourinho, nesse sentido, estaria condicionada ao resultado das eleições presidenciais do clube e à disposição futura do português em rever sua posição.

Mesmo diante da negativa momentânea, o movimento de Marcelo Marques sinaliza uma tentativa de ruptura com o modelo atual de gestão. Afinal, trazer um técnico com o histórico e o peso de Mourinho seria uma iniciativa inédita no cenário gremista.