Após um longo período afastado dos gramados, Gabriel Mercado está prestes a voltar a vestir a camisa do Internacional como titular. O experiente defensor argentino será uma das novidades do time comandado por Roger Machado na partida contra o Vasco, marcada para domingo (27), às 18h30 (horário de Brasília), pela 17ª rodada do Brasileirão.
Revelado como substituto natural de Vitão, que cumpre suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo, Mercado deve compor o setor defensivo ao lado de Victor Gabriel. Embora Clayton Sampaio também seja uma alternativa, o argentino levou vantagem nos treinamentos e tem a confiança da comissão técnica, que valoriza sua liderança e posicionamento tático. Juninho, por sua vez, foi descartado da disputa, por atuar preferencialmente pelo lado esquerdo, função atualmente ocupada por Victor Gabriel.
A última vez que Mercado entrou em campo foi em setembro do ano passado, contra o São Paulo, quando sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo que exigiu cirurgia e o afastou por mais de 300 dias. Desde então, passou por um processo de recuperação que incluiu nove meses de tratamento e readaptação física. Ainda antes da pausa para a Copa do Mundo de Clubes, ele já participava de atividades com bola e, atualmente, está liberado pelo departamento médico.
A expectativa pelo retorno do defensor é grande, tanto interna quanto externamente. Internamente, o jogador é bastante respeitado pelo grupo, e sua postura durante a recuperação, incluindo mensagens de apoio aos companheiros, reforçou sua imagem no vestiário. Externamente, torcedores também manifestaram apoio à escolha, chegando a afirmar nas redes sociais que preferem Mercado a outros zagueiros disponíveis, mesmo com a falta de ritmo de jogo.
Roger Machado não pretende poupar atletas para o confronto contra o Vasco, mesmo com o compromisso diante do Fluminense, pelas oitavas da Copa do Brasil, marcado para a próxima quarta-feira (30), às 21h30 (horário de Brasília). A comissão técnica, no entanto, avalia a minutagem dos jogadores e pode realizar substituições conforme o andamento da partida.
O provável time do Inter conta com Rochet; Aguirre, Gabriel Mercado, Victor Gabriel e Bernabei; Thiago Maia, Bruno Henrique, Carbonero, Alan Patrick e Wesley; Borré. O clube vive bom momento desde a retomada do Brasileirão, com três vitórias consecutivas e ascensão na tabela, ocupando agora a 10ª posição com 20 pontos.
O duelo contra o Vasco representa, assim, não apenas a chance de seguir em ascensão no campeonato, mas também marca o retorno de uma das vozes mais experientes do elenco colorado ao time titular.