domingo, dezembro 7, 2025
32.3 C
São Paulo

Luto! CBF emite nota oficial envolvendo Diogo Jota

Atacante português, campeão pelo Liverpool e pela seleção nacional, faleceu nesta quinta-feira após acidente automobilístico na Espanha

O atacante português Diogo Jota, jogador do Liverpool e da seleção portuguesa, faleceu nesta quinta-feira (03 de julho), vítima de um acidente automobilístico ocorrido na Espanha. Junto ao atleta estava seu irmão, André Silva, que também era jogador profissional, defendendo o clube português Penafiel.

De acordo com as informações divulgadas pelas autoridades locais, o acidente aconteceu na rodovia próxima à cidade espanhola de Zamora, após o veículo sofrer um problema com o pneu, sair da pista e pegar fogo. Ambos os jogadores faleceram no local.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), através do presidente Samir Xaud, demonstrou pesar diante da tragédia. “Estamos todos consternados. Uma tragédia que nos comove profundamente. Manifesto aqui o nosso pesar aos familiares e amigos dos atletas, aos clubes, aos nossos amigos das federações portuguesa e inglesa. O futebol mundial está de luto”, afirmou o dirigente.

André Silva e Diogo Jota morrem em acidente de carro (Foto: Divulgação/Porto)

Clubes brasileiros também prestaram suas homenagens ao jogador. O Santos divulgou nota ressaltando o impacto da notícia: “Um dia muito triste para o esporte. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e admiradores dos atletas do Liverpool e do Penafiel”. O Corinthians igualmente expressou condolências em solidariedade às famílias.

Diversas equipes internacionais manifestaram profundo pesar pela perda, principalmente os clubes portugueses. O Porto, onde ambos passaram pelas categorias de base, declarou: “É com choque e profundo pesar que enviamos as sentidas condolências à família e amigos”. Sporting e Benfica emitiram comunicados similares, lamentando a perda dos dois atletas e destacando o luto no futebol português.

A Federação Portuguesa de Futebol destacou em sua nota oficial não apenas a habilidade esportiva de Diogo Jota, mas igualmente seu perfil pessoal. “Muito mais do que o fantástico jogador, com quase 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, Diogo Jota era uma extraordinária pessoa, respeitado por todos os colegas e adversários”.

Diogo Jota teve uma trajetória de destaque. Formado pelo Paços de Ferreira, iniciou sua carreira profissional em Portugal antes de ser contratado pelo Atlético de Madrid em 2016. Após empréstimos bem-sucedidos por Porto e Wolverhampton, foi adquirido pelos Wolves, contribuindo decisivamente para o acesso à Premier League.

Posteriormente, transferiu-se para o Liverpool, onde atuou por cinco temporadas e conquistou importantes títulos, incluindo a Premier League (2024-25), a Copa da Inglaterra e a Copa da Liga Inglesa (ambas na temporada 2021-22). Pela seleção portuguesa, Jota levantou duas taças da Nations League, sendo a mais recente conquista realizada em junho deste ano. Em sua carreira pelo Liverpool, o atacante disputou 182 partidas, anotou 65 gols e distribuiu 26 assistências. Pela seleção de Portugal, entrou em campo 47 vezes, marcando 14 gols.