sábado, novembro 1, 2025
17.5 C
São Paulo

A declaração de Abel Ferreira antes de Palmeiras x LDU: “Somos o time da virada…”

Em meio à disputa decisiva por uma vaga na final da Copa Libertadores, o técnico Abel Ferreira destacou a importância do apoio da torcida palmeirense para o confronto diante da LDU, na quinta-feira (30), às 21h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque. Após a derrota por 3 a 0 na partida de ida, o Palmeiras precisa vencer por quatro gols de diferença para avançar no tempo regulamentar.

Apesar das dificuldades, o técnico mantém confiança em uma reviravolta na Libertadores. Ele apelou à conexão entre time e arquibancada como diferencial para superar a desvantagem. Na coletiva, reforçou diversas vezes o pedido de apoio irrestrito da torcida ao longo dos 90 minutos da partida decisiva.

“Na quinta, preparem-se para uma noite mágica. Convoco os nossos torcedores para não pararem de cantar. Somos o time da virada, do amor, e mais do que nunca precisamos de vossa ajuda. É isso que acredito”.

A convicção do português vai além do discurso motivacional. Ele enfatizou que a superação faz parte de sua trajetória pessoal e profissional, e que esse espírito também se reflete na identidade do elenco.

“Como vim de baixo, sempre acredito e tenho fé que quinta vai ser uma noite mágica. E para isso vamos precisar da alma da nossa equipe, os torcedores. Só assim vamos fazer o que ninguém acredita. Mas eu acredito”.

Além de falar sobre a Libertadores, o treinador alviverde expôs o cansaço físico e mental do elenco, agravado pela maratona de jogos e pela viagem recente ao Equador. Ele revelou que, devido ao esgotamento, chegou a pedir auxílio médico para conseguir dormir, tamanho o impacto da sequência intensa de compromissos entre Brasileirão e Libertadores.

“Ontem foi recuperação, antes de ontem nós chegamos aqui. Eu pedi: ‘Doutor, quero algo para dormir’. Ele me deu um remédio para dormir, eu fui para o meu quarto e nem para ação de treino eu fui. Os meus auxiliares pensaram que eu tinha ido embora, não viram nem o meu carro no estacionamento. Eu simplesmente adormeci. Eu, que não corri. Imagina como os meus jogadores estavam”.

Enquanto analisava o empate sem gols com o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro, no domingo (26), Abel ponderou sobre o dilema de poupar ou escalar os principais atletas, diante das limitações físicas da equipe. Segundo ele, a preparação para o duelo com o Cruzeiro só foi possível na manhã do próprio dia do jogo, o que, segundo suas palavras, não é o ideal para uma equipe que ainda briga pelo título da competição nacional.

“Percebi o desgaste que nós tínhamos. O que o treinador ia fazer? Jogamos com rival direto há 15 dias, jogo da Libertadores no meio e depois um rival que briga com a gente pelo título. Uma semana inteira para preparar quem vai jogar. Só preparei o jogo hoje de manhã”.

Por ora, o Palmeiras lidera o Campeonato Brasileiro com 62 pontos, um à frente do Flamengo. No entanto, o foco imediato está no duelo continental, considerado decisivo para o planejamento da temporada. A equipe ainda terá pela frente o Juventude, no domingo (2), às 18h30 (horário de Brasília), fora de casa, pelo Brasileirão.