sexta-feira, dezembro 12, 2025
23.3 C
São Paulo

A declaração de Abel Ferreira após renovar com o Palmeiras

Abel comemora novo contrato com o Alviverde e cita 'elenco com seu DNA' como motivação para novo vínculo

O técnico Abel Ferreira oficializou, nesta quarta-feira (10), sua permanência no comando do Palmeiras até o final de 2027. O novo contrato, sem multa rescisória e com os mesmos valores do acordo anterior, reflete a confiança mútua construída entre clube e treinador ao longo dos últimos cinco anos.

Abel chegou ao Palmeiras em outubro de 2020 e, desde então, acumulou 10 títulos, tornando-se o técnico mais vitorioso da história alviverde ao lado de Oswaldo Brandão. Embora tenha encerrado a temporada de 2025 sem conquistas, o treinador descartou a possibilidade de encerrar seu ciclo, destacando a competitividade do elenco e a consistência do projeto conduzido pela presidente Leila Pereira.

A decisão de renovar, segundo Abel, passou também por questões pessoais. O treinador ressaltou a adaptação de sua família ao Brasil e o alinhamento com os valores do clube como fatores decisivos. Aliás, a reformulação do elenco, conduzida ao longo da última temporada, também pesou na escolha. “O elenco agora tem meu DNA, minha marca”, afirmou o técnico.

Abel Ferreira em ação pelo Palmeiras
Abel Ferreira em ação pelo Palmeiras (Foto: Divulgação/ Palmeiras)

Em declaração ao site oficial do clube, Abel destacou o apoio da diretoria em momentos delicados, como após a eliminação na Copa do Brasil: “Após a derrota para o Corinthians, a presidente Leila reiterou a confiança no trabalho e isso é difícil de encontrar no futebol de hoje. Foi um dos momentos mais difíceis da temporada e isso me marcou muito”.

Ainda durante o anúncio, o treinador valorizou o vínculo emocional com a instituição e com os torcedores: “Estou onde querem que eu esteja, estou onde quero estar, estou onde me valorizam e quero ganhar sempre. Tenho certeza de que as lições de 2025 vão nos ajudar muito a ganhar em 2026”.

Abel também reconheceu o impacto que o Palmeiras teve em sua trajetória profissional: “Gratidão porque o Palmeiras me ajudou muito a crescer como treinador. Um clube gigante como o Palmeiras deu a oportunidade a um jovem treinador, apostou em mim, e hoje tenho um outro prestígio internacional”.

Além da longevidade, os números também reforçam a relevância do português no comando alviverde. São 395 partidas da comissão técnica desde a chegada, sendo 363 sob comando direto de Abel. O retrospecto inclui 211 vitórias, 84 empates, 68 derrotas e campanhas marcantes em torneios nacionais e internacionais.

Por fim, ao analisar o momento, o técnico afirmou: “Em cinco anos, já tivemos derrotas dolorosas e noites mágicas. A vida é isso. O importante é que compartilhamos todas essas emoções juntos. São cinco anos de relações e um já conhece todos os defeitos e as virtudes do outro. E não tem como fugir da responsabilidade. O Palmeiras se alimenta de títulos e o nosso espírito competitivo, sobretudo pela exigência da história vitoriosa do clube, está mais do que nunca apurado”.