A trajetória recente do Palmeiras no Campeonato Brasileiro tem sido marcada por protagonismo. Desde a chegada de Abel Ferreira, em 2020, o clube paulista esteve envolvido diretamente na disputa pelos primeiros lugares da tabela. O treinador português, que comandou o time em conquistas importantes e campanhas consistentes, voltou a reforçar esse padrão ao comenta’r sobre o desempenho alviverde na atual edição do torneio.
Contudo, após a vitória sobre o Botafogo, no sábado (17 de agosto), pela 20ª rodada, Abel aproveitou a entrevista coletiva para destacar também a competitividade de outras equipes da Série A. Conforme suas palavras, o Cruzeiro, atualmente comandado por Leonardo Jardim, tem se destacado de forma contundente no campeonato nacional.
“O São Paulo é uma equipe também boa, que pode também [chegar], com o tempo e com alguma paciência. Vocês veem o Cruzeiro, que tem feito uma campanha espetacular. O próprio Botafogo, que se reforça todos os anos tal como nós”.
Anteriormente, ao ser questionado sobre a disputa pelo título, Abel ressaltou o nível elevado do futebol praticado no Brasil, mencionando que clubes como Corinthians, São Paulo, Cruzeiro e Botafogo são exemplos de competitividade. Para ele, esse cenário torna o campeonato ainda mais imprevisível e desafiador.
“Eu acho que há muito boas equipes no futebol brasileiro. Por isso o futebol brasileiro é tão competitivo. Vocês veem como o Corinthians joga contra o Palmeiras. Se o Corinthians jogar assim, pode lutar, se for consistente”.
Apesar da admiração pela campanha cruzeirense, o Palmeiras superou o adversário mineiro na classificação ao final da 20ª rodada, somando 39 pontos e assumindo a vice-liderança. O Cruzeiro, com 37, poderia retomar a posição em caso de vitória sobre o Mirassol, em jogo marcado para segunda-feira (18), às 20h (horário de Brasília), no estádio Maião.
Além disso, Abel pontuou que a constância tem sido um dos diferenciais da equipe alviverde nos últimos anos. O técnico relembrou o desempenho da equipe em temporadas anteriores, nas quais o Palmeiras sempre esteve entre os primeiros colocados.
“Nós fazemos o nosso trabalho. Estes anos todos, se olharmos os últimos quatro ou cinco anos, foi sempre o Palmeiras e outra equipe a lutar por algo. Palmeiras e Botafogo, Palmeiras e Flamengo, Palmeiras e Atlético. Umas ganhamos, outras perdemos. Mas a verdade é que sempre andamos ali”.
Por fim, o português voltou a adotar um discurso pragmático ao tratar das expectativas para o restante da temporada. Embora evite prometer conquistas, garante empenho máximo.
“Queremos continuar andando ali. Se vamos ganhar ou não, não sei. Nunca prometi títulos. Prometi trabalho, arranjar soluções, me virar de todas as maneiras que puder para ajudar o clube. Agora, é um jogo de cada vez”.