segunda-feira, agosto 18, 2025
19.9 C
São Paulo

A declaração de Abel sobre sua renovação com o Palmeiras: “quem vai decidir vai ser…”

Decisão sobre permanência no clube será tomada em conjunto com a família, afirma treinador após vitória no Brasileirão

Com contrato até o fim de 2025, o técnico Abel Ferreira falou abertamente sobre a possibilidade de permanência no Palmeiras. Em entrevista concedida após a vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, no domingo (17), no Nilton Santos, o treinador indicou que a decisão sobre uma eventual renovação não partirá unicamente dele.

Abel revelou que a continuidade de seu trabalho no clube está condicionada à vontade de sua família, reforçando que esse aspecto será determinante para qualquer definição futura. Ele já havia passado por um momento semelhante no final de 2023, quando optou por seguir no comando da equipe mesmo diante de propostas atrativas.

Abel Ferreira, técnico do Botafogo
Abel Ferreira, técnico do Botafogo (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

“Em relação ao meu contrato, se fico ou não fico, quem vai decidir vai ser a minha família. Não é momento nenhum para decidirmos o que quer que seja. O importante não foi e nem nunca será o Abel. Será sempre o que for o melhor para o Palmeiras (…) As pessoas que estão aqui passarão. O Palmeiras sempre há de prevalecer, como diz o outro, ‘comigo ou sem migo’”.

Na mesma entrevista, o treinador português fez questão de agradecer o suporte do clube, destacando a atuação da diretoria e do departamento jurídico nos bastidores. Também mencionou o apoio contínuo da esposa em decisões cruciais da carreira. “Quero publicamente agradecer também todo apoio da diretoria e da assessoria jurídica do clube. Porque quando eu decidi eu mesmo resolver esse assunto por conta própria, o clube mais uma vez me apoiou”, disse.

Sobre sua escolha anterior de permanecer, o técnico recordou que, após a conquista do título brasileiro em 2023 diante do Cruzeiro, optou por ficar por respeito aos jogadores, funcionários e torcedores. “A maior prova de amor não é dizer todos os dias ‘eu te amo’, mas escolher ficar mesmo quando seria mais fácil ir embora, como outros treinadores fizeram na mesma situação que eu. E eu respondi e escolhi: ‘Eu fico’”.

Entretanto, apesar da indefinição quanto ao futuro, o nome de Abel Ferreira segue valorizado internamente. A presidente Leila Pereira já manifestou o desejo de manter o treinador no comando técnico até o fim de 2027, conforme proposta encaminhada recentemente.

Enquanto isso, o desempenho da equipe no Brasileirão segue firme. Após o triunfo sobre o Botafogo, o Palmeiras assumiu a vice-liderança com 39 pontos. Caso o Cruzeiro vencesse o Mirassol na segunda-feira (18), poderia retomar a segunda colocação.

Aliás, o próprio Abel elogiou publicamente a campanha do Cruzeiro sob o comando de Leonardo Jardim. “Vocês veem o Cruzeiro, que tem feito uma campanha espetacular. O próprio Botafogo, que se reforça todos os anos tal como nós”.

Por fim, o treinador também enalteceu a consistência do Palmeiras nas últimas temporadas. Sob seu comando, o clube esteve entre os primeiros colocados desde 2021, tendo conquistado o título em 2022 e 2023, além de um vice-campeonato em 2024.