sábado, agosto 23, 2025
22.6 C
São Paulo

Abel Ferreira fala sobre acordo com Al-Sadd e deixa futuro no Palmeiras em aberto: ‘Não me conhecem…’

Enquanto lida com a incerteza quanto ao futuro, o treinador lida com a reformulação do elenco em 2025

O Palmeiras e o Al Sadd, do Catar, chegaram recentemente a um acordo na Fifa que encerrou uma disputa judicial sobre um suposto pré-contrato assinado por Abel Ferreira. O clube catari alegava que o treinador havia se comprometido a assumir a equipe em 2024, mas a transferência não ocorreu.

Para encerrar o impasse, o Al Sadd abriu mão de pagar R$ 10 milhões referentes à compra de mais 25% dos direitos do atacante Giovani, mantendo o Palmeiras com metade dos direitos econômicos.

Ainda no fim de 2023, Abel revelou que chegou a considerar seriamente a saída em “condições extraordinárias”. Entretanto, a conquista do Campeonato Brasileiro contra o Cruzeiro, no Mineirão, foi decisiva para sua decisão de permanecer.

“Depois do jogo contra o Cruzeiro, no Mineirão, eu disse: ‘Eu fico’. E fico pelos meus jogadores, fico por todo o estafe e pela nossa torcida. Sou um treinador de relações, de projeto”.

Declarações firmes e críticas à imprensa

Em coletiva após a vitória sobre o Botafogo, no domingo (17), o português voltou a se posicionar sobre o caso e deixou críticas.

“Em relação ao meu contrato, neste ano, se fico, a decisão vai ser da minha família. Não é momento para decidirmos o que quer que seja. O mais importante é sempre o que for o melhor para o Palmeiras”.

O treinador também disparou contra jornalistas: “Vocês não me conhecem, nem eu quero que vocês me conheçam. Porque cada um constrói a narrativa que quer. Se quisessem realmente conhecer, perguntariam às pessoas que trabalham comigo”.

Repercussão internacional

O desabafo teve grande repercussão em Portugal, com jornais como A Bola e Record destacando suas falas. As publicações ressaltaram o tom de defesa pessoal e a ênfase no acordo com o Al Sadd. Abel ainda fez questão de agradecer ao clube pelo apoio no processo.

“Quero publicamente agradecer todo o apoio da diretoria e da assessoria jurídica do clube porque quando eu decidi, eu mesmo, resolver este assunto por conta própria, o clube mais uma vez me apoiou. Tudo isto foi sempre partilhado, acompanhado e seguido pela minha esposa, que é meu maior suporte”.

Desafio atual no comando do time

Enquanto mantém o futuro em aberto, Abel lida com a reformulação do elenco em 2025. O técnico destacou a necessidade de moldar a mentalidade dos novos jogadores em meio à saída de líderes e à chegada de jovens atletas.

“Uma coisa é contratar jogadores, outra é construir uma mentalidade. Mentalidade de querer fazer, de lutar até o fim, de sofrer quando for preciso. Como dizem, o Brasil não é para amadores — e no futebol, muito menos”.

Próximos compromissos

O Palmeiras volta a campo na quinta-feira (21), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Universitario, do Peru, no Allianz Parque, pela partida de volta das oitavas da Libertadores. Na ida, venceu por 4 a 0, podendo perder por até três gols que seguirá classificado.