O Palmeiras voltou a abrir conversas com Andreas Pereira na tentativa de viabilizar a chegada do meio-campista para suprir a saída de Richard Ríos, vendido ao Benfica durante a atual janela de transferências. A diretoria alviverde, que havia tentado a contratação do jogador no início do ano, reabriu o diálogo, mas novamente não conseguiu avançar rumo a um acordo definitivo.
Anteriormente, em dezembro do ano passado, o clube paulista chegou a apresentar uma proposta de 18 milhões de euros (cerca de R$ 115 milhões na cotação da época), que não se concretizou. O valor, considerado expressivo, acabou sendo redirecionado para outros nomes no mercado.
Assim sendo, apesar da nova tentativa, a diretoria passou a observar alternativas para as posições de camisa 8 e 10, sem priorizar Andreas neste momento.
Justificativa da recusa anterior
A decisão de Andreas Pereira de permanecer na Europa já havia sido comunicada em fevereiro e reiterada publicamente meses depois. Em entrevista concedida ao jornalista André Hernan, o jogador explicou os motivos da recusa à proposta palmeirense feita no início de 2025.
“Fiquei sabendo do interesse (do Palmeiras) pelo meu empresário. Você vê uma oferta importante e o carinho também que as pessoas têm, as mensagens dos torcedores também, eles tiveram esse contato pelas redes… Mas, naquele momento, eu estava focado na minha temporada no Fulham”.
Ele ainda afirmou que vivia uma fase decisiva com o clube inglês e que não pretendia interromper sua trajetória no futebol europeu:
“A gente estava fazendo uma grande temporada. Era um momento decisivo, brigando ali para encostar nos caras (na Premier League). Aí pensei: ‘Vou finalizar minha temporada aqui’. Decidi por ficar na Europa, tentar jogar aqui ainda o máximo que eu puder. Eu tenho contrato pelo Fulham, respeito o clube que me abriu as portas aqui”.
Situação atual no Fulham
Apesar de ser considerado uma peça relevante no elenco do Fulham, Andreas Pereira foi reserva na estreia da equipe na atual edição da Premier League e não entrou em campo durante o empate com o Brighton.
O contrato do jogador com o clube inglês é válido até junho de 2026, o que permite, a partir de janeiro do próximo ano, a assinatura de um pré-contrato com qualquer equipe.
Na temporada passada, o meio-campista disputou 37 partidas, marcou dois gols e distribuiu cinco assistências com a camisa dos Cottagers.
Trajetória e vínculo com o futebol brasileiro
Andreas Pereira, atualmente com 29 anos, tem passagem conhecida pelo Manchester United e já atuou no futebol brasileiro entre 2021 e 2022, quando defendeu o Flamengo.
Aliás, na ocasião, o meia criou vínculos com o cenário nacional e, recentemente, admitiu manter conversas com atletas que atuam no Brasil, como Filipe Luís.
Entretanto, mesmo com o interesse demonstrado por clubes como o Palmeiras, o jogador reforçou que, por ora, deseja seguir no futebol europeu:
“Todo o esforço que o Palmeiras fez, não só o Palmeiras, mas o futebol brasileiro, eu agradeço de coração, mas a gente optou por ficar aqui (na Europa). Isso, com certeza, foi a primeira coisa que deixei claro (ao Palmeiras): agradecer pelo carinho, pela oferta e pela consideração”.