Revelado pelo Mogi Mirim em 2007, Robinho anunciou nesta semana o encerramento da carreira como jogador profissional. Aos 38 anos, o meia que se destacou por clubes como Santos, Cruzeiro e Palmeiras passa a integrar a comissão técnica do Náutico, marcando o início de uma nova etapa no futebol, agora fora das quatro linhas.
A despedida dos gramados ocorreu meses após sua última atuação oficial, em 17 de agosto, quando defendeu o Brusque na Série C do Campeonato Brasileiro, contra o Londrina. Apesar de participar de 18 partidas ao longo da temporada — sete delas como titular — e contribuir com três assistências, Robinho ficou de fora do quadrangular final, etapa decisiva em que a equipe catarinense não conseguiu o acesso, justamente em confronto com o Náutico, seu atual clube.
A decisão de se aposentar foi comunicada publicamente por meio de uma publicação nas redes sociais. O ex-meia aproveitou a ocasião para agradecer à família e a todos os envolvidos em sua trajetória como atleta
“O futebol fez, faz e fará parte da minha vida. Minha eterna gratidão a esse esporte tão apaixonante. Coloco um ponto final na minha trajetória como atleta profissional. Porém, seguirei no universo futebolístico. Agora, no lado de fora das quatro linhas”.

A nova função no Náutico será exercida ao lado do técnico Hélio dos Anjos, com quem Robinho já havia trabalhado no Paysandu entre 2023 e 2024. No clube pernambucano, ele integrará uma estrutura batizada de “gestão técnica integrada” e terá foco especial no setor ofensivo da equipe. O elenco iniciou a pré-temporada no dia 15 de dezembro, visando as disputas do Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série B do Brasileiro em 2026.
Durante seus 18 anos como profissional, Robinho acumulou passagens por diversas equipes do futebol nacional. Além de Mogi Mirim, Santos, Palmeiras e Cruzeiro, também vestiu as camisas de Avaí, Coritiba, Grêmio, Paysandu e Brusque. Entre os títulos conquistados, destacam-se a Libertadores de 2011, pelo Santos, e três Copas do Brasil — uma com o Palmeiras, em 2015, e duas pelo Cruzeiro, em 2017 e 2018.
Ao longo da carreira, disputou 821 partidas oficiais, marcou 115 gols e distribuiu 117 assistências. Robinho também levantou troféus estaduais em sete federações diferentes, incluindo os campeonatos Paulista, Mineiro, Gaúcho, Catarinense, Paranaense, Paraense e Pernambucano. Além disso, participou de acessos importantes às Séries A e B do Brasileirão em 2021 e 2023, respectivamente.
“Quero também, em especial, saudar a minha família. Minha esposa, meus filhos, meus pais e meus irmãos. Foi por vocês que derramei cada gota de suor e seguirá sendo por vocês que procurarei ter o mesmo êxito nesta nova fase da minha carreira”.


