quarta-feira, agosto 6, 2025
16 C
São Paulo

Palmeiras: atitude de Abel e Estêvão não pega bem

Reação de Abel e Estêvão após derrota para o Chelsea provoca críticas e expõe clima tenso na despedida do atacante do Palmeiras

Após a eliminação do Palmeiras nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes diante do Chelsea, a reação do técnico Abel Ferreira e do atacante Estêvão gerou repercussão. Em entrevista coletiva, os dois riram ao serem questionados sobre a derrota, o que causou críticas por parte do jornalista Felippe Facincani, responsável pela pergunta.

Facincani afirmou, durante participação no programa “Mesa Redonda”, da TV Gazeta, que sua abordagem foi respeitosa, condizente com o momento de frustração esportiva. Contudo, demonstrou surpresa com a risada dos palmeirenses. “Se no momento de consternação, alguns reagem dando risada e fazendo piada, só mostra a importância que muitas pessoas dão para certos sentimentos que dizem ter como palmeirenses de verdade”, criticou.

Abel Ferreira, técnico do Botafogo
Abel Ferreira, técnico do Botafogo (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

A reação de Abel também foi vista por Facincani como reflexo de uma mudança de postura após a vitória sobre o Botafogo, que teria “inflado a confiança” do técnico. Segundo ele, a partir dali, o português voltou a adotar um tom irônico em suas falas à imprensa.

Anteriormente à partida, Estêvão já havia sido pauta nas declarações de Abel. O treinador evitou comentar sobre como o time se comportará sem o jovem atleta, mas destacou os conselhos dados ao jogador para sua transição ao futebol europeu. “Disse que ele precisava jogar pela lateral, atacar e defender, crescer como jogador e como pessoa. Ele é muito jovem e está saindo do país dele”, relatou. Em tom descontraído, ainda brincou com o clima na Inglaterra: “Falei que o sol não é a mesma coisa lá, vai ver duas ou três vezes ao ano”.

Abel também enviou uma mensagem direta ao técnico do Chelsea, Enzo Maresca: “Ele comprou um jogador incrível, mas, acima de tudo, uma pessoa incrível. Vai ter que tomar conta dele, abraçá-lo e dar carinho. No início, ele certamente cometerá erros”, alertou.

Estêvão encerra sua passagem pelo Palmeiras com 83 partidas, 27 gols e 15 assistências. Apesar disso, o comentarista Cappellanes criticou sua atuação no Mundial e avaliou que o atacante ainda precisa comprovar mais em campo. “Jogou mal praticamente o Mundial inteiro. Talvez estejamos tratando como gênio alguém que só mostrou um pouco de diferença”, analisou.

No momento, o Palmeiras aguarda a confirmação da CBF sobre sua próxima partida, que pode ocorrer no final de semana dos dias 12 ou 13. Caso o confronto com o Santos não aconteça, o compromisso seguinte será diante do Mirassol, na quarta-feira (16 de julho), às 19 horas (horário de Brasília). Entretanto, a atenção dos torcedores já se volta para o clássico contra o Corinthians, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, marcados para os dias 30 de julho e 7 de agosto.