Não foi apenas um golaço. O tento de Paulinho contra o Botafogo, que garantiu o Palmeiras nas quartas de final do Mundial de Clubes, ganhou contornos quase místicos. Isso porque, surpreendentemente, uma vidente já havia previsto que o camisa 10 decidiria a partida.
A cena se concretizou e, com isso, o torcedor alviverde viu no pé direito do meia a esperança de revanche contra o Chelsea, rival que venceu o Verdão na final do intercontinental em 2021.
Preparação mesmo com tempo limitado em campo
Apesar do brilho em campo, Paulinho segue em recuperação de um problema no joelho. Por isso, mesmo tendo atuado, ele foi substituído poucos minutos após o gol.
O Palmeiras sabia dos riscos, e, sendo assim, traçou um plano de ação minucioso. Antes mesmo da viagem aos Estados Unidos, o Núcleo de Saúde e Performance (NSP) iniciou um acompanhamento rigoroso da condição física do atleta.
Além disso, uma série de exames foi realizada com o objetivo de definir o melhor tratamento para quando o Mundial terminasse. A estratégia era usar Paulinho nos momentos decisivos, mas com segurança e responsabilidade médica.
Abel, diretoria e NSP: alinhamento total no planejamento
Dessa maneira, o Palmeiras demonstrou profissionalismo e integração entre comissão técnica e departamento médico. Abel Ferreira, a diretoria e os profissionais do NSP promoveram reuniões frequentes com Paulinho para garantir que ele estivesse confiante e psicologicamente preparado, mesmo com a limitação de 30 minutos em campo.
Por isso, o camisa 10 entrou com a mentalidade certa para decidir, e decidiu.
Cirurgia menos invasiva e previsão de volta
Vale destacar que a cirurgia prevista será menos invasiva, algo como uma raspagem no local lesionado. Isso deve acelerar sua recuperação. A estimativa é de que Paulinho fique fora por dois a três meses, com possibilidade de retorno apenas nas fases decisivas da temporada de 2025.
Portanto, o torcedor do Verdão terá que segurar a ansiedade. Mas, com todo o planejamento envolvido, é possível acreditar em um retorno seguro e impactante. Desse jeito, o Palmeiras segue mostrando que, dentro e fora de campo, trabalha com excelência.


