O reencontro de Neymar com a Vila Belmiro teve um componente simbólico a mais na quarta-feira (16 de julho). Além de marcar o gol da vitória sobre o Flamengo, o camisa 10 celebrou em campo a estreia oficial de Robinho Júnior, jovem atacante revelado pelas categorias de base do Santos e filho do ex-jogador Robinho. Aos 17 anos, o garoto entrou em campo na reta final do confronto válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A presença do herdeiro de um ídolo do clube não passou despercebida. Neymar, que começou no mesmo clube e conviveu com Robinho no início da carreira, se mostrou emocionado com o momento. Ele destacou tanto o talento do jovem quanto os desafios que ele carrega por causa do nome que ostenta.
“O Juninho tem muito potencial, semelhança com o pai muito grande. Independente do que o pai está passando, o moleque tem a cabeça muito boa, muito forte. Não é fácil estar no lugar dele, não é fácil estrear dessa forma, com a pressão que leva o nome dele. Ele está aqui e eu estou pra ajudar. É um menino de muito bom coração, torço demais por ele, estou contente de vê-lo, o vi pequenininho e ele está estreando ao meu lado, o tempo está passando. Mas, só depende dele, futebol e potencial ele tem”, disse.
A partida na Vila Belmiro terminou com vitória santista por 1 a 0, graças ao gol marcado por Neymar aos 40 minutos do segundo tempo. O camisa 10 recebeu passe de Guilherme, girou sobre Léo Pereira e finalizou com precisão, encerrando a invencibilidade de cinco jogos do Flamengo no torneio.
Anteriormente, Neymar já havia citado a necessidade de retomar o protagonismo no clube que o projetou. Ele considera que o tempo de paralisação durante a Copa do Mundo de Clubes permitiu à equipe reorganizar o planejamento na luta contra o rebaixamento.
Aliás, Robinho Júnior já havia atuado em um amistoso durante a pausa do calendário, mas a partida contra o Flamengo foi sua primeira aparição oficial no time principal. Sua entrada no segundo tempo representou não apenas um marco individual, mas também uma tentativa do Santos de valorizar jovens promessas, mesmo em meio à pressão da tabela.
Enquanto isso, o técnico Cleber Xavier destacou após a partida a importância da vitória diante de um adversário direto na parte de cima da tabela. O Flamengo, apesar de maior posse de bola durante boa parte do jogo, não conseguiu converter o domínio em gols e agora se prepara para enfrentar o Fluminense no domingo (20 de julho), às 19h30 (horário de Brasília).
Por fim, Neymar, ainda em processo de recuperação física, reafirmou o desejo de seguir atuando com regularidade e contribuir com a equipe. “Quero jogar todos os jogos os 90 minutos. Não estou no meu 100% ainda, mas, com certeza, estou muito melhor”, comentou o atacante.


