O Athletico abriu conversas com o Santos para tentar a contratação do meia-atacante Thaciano. A intenção da equipe paranaense é viabilizar a chegada do jogador por empréstimo, conforme revelado pelo jornalista Tiago Marchezini. A negociação, entretanto, é considerada complexa internamente. A diretoria do clube paulista não se opõe à saída, mas depende da concordância do atleta.
Posição do jogador e entraves financeiros
Thaciano ainda analisa a possibilidade de transferência, e sua decisão deve ser tomada até esta sexta-feira (27 de junho), data da reapresentação no CT Rei Pelé. “Ele ainda não está convencido de se transferir para o Furacão, pois a Série B não estava nos seus planos”, informou o repórter Lucas Musetti.
O Santos propõe um acordo com cláusula de compra obrigatória, mas também aceita modelo com opção de aquisição no fim do ano.
O salário atual do meio-campista é elevado para os padrões do Athletico, o que dificulta o avanço do negócio. Existe a possibilidade de o clube da Vila Belmiro arcar com parte da remuneração para viabilizar a operação.
Histórico recente e desempenho
Contratado pelo Santos no início deste ano junto ao Bahia, Thaciano custou aproximadamente R$ 30 milhões, segundo valores divulgados na imprensa. Ele assinou contrato até dezembro de 2028, mas não conseguiu atender às expectativas criadas pela comissão técnica e torcida.
Em 2025, disputou 22 partidas, marcou três gols e não deu assistências. No Brasileirão da Série B, foram dez jogos e apenas uma bola na rede.
De acordo com Vagner Frederico, setorista do clube alvinegro, a exclusão do atleta da equipe titular foi uma decisão da diretoria, não da comissão liderada por Cleber Xavier.
Movimento do mercado e reformulação do elenco
Thaciano faz parte de uma lista de atletas negociáveis do Santos, que já liberou outros nomes nesta janela, como o lateral Godoy e os atacantes Gabriel Veron e Soteldo. Ainda segundo apuração do portal Bolavip, o presidente Marcelo Teixeira autorizou a negociação do jogador com a equipe de Curitiba.
Enquanto isso, o Athletico busca reformular seu elenco após as saídas de Luciano, Raul e Peralta. Entre os alvos mapeados estão Gustavo Assunção (AVS), Kevin Viveros (Atlético Nacional), Felipe Carballo (Grêmio), Lucas Sasha (Fortaleza), Jemerson (Grêmio), Rodriguinho (Cruzeiro), Rômulo (Atlético-MG), Julián Milán (Nacional-URU) e David Pastor, atualmente sem clube.
Situação na tabela e próximos compromissos
Com a vitória por 2 a 1 diante do Avaí, o Athletico alcançou 20 pontos e ocupa a sexta posição na Série B, um ponto atrás do G4. O próximo compromisso da equipe será o clássico Athletiba, marcado para sábado (28 de junho), às 18h30 (horário de Brasília), na Arena da Baixada.


