segunda-feira, agosto 18, 2025
14.5 C
São Paulo

Alexandre Mattos pede desculpas à torcida e explica planejamento do Santos por novo técnico

Torcedores protestaram no estádio, gritando “olé” em apoio ao Vasco e virando de costas para os jogadores santistas

A goleada por 6 a 0 sofrida pelo Santos diante do Vasco, no domingo (17), no Morumbis, marcou não só o pior revés da carreira de Neymar, como também encerrou o trabalho do técnico Cleber Xavier no comando do clube.

Após a partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, o diretor de futebol Alexandre Mattos concedeu entrevista no estádio e classificou o resultado como uma tragédia esportiva.

“Olha, é difícil falar alguma coisa pela vergonha que estamos sentindo. É difícil pedir desculpas ao torcedor, é perdão. Foi uma derrota completamente fora do padrão que a gente entende da grandeza do clube. Que vai acarretar em algumas mudanças, como a saída do Cleber, fazemos o agradecimento. A comissão técnica vai continuar conosco”.

Admissão do vexame e busca por soluções

O dirigente prosseguiu com um tom de forte autocrítica e assumiu a responsabilidade institucional pelo momento delicado vivido pela equipe. Segundo ele, a direção já se mobiliza para encontrar um novo treinador.

“Vamos agora analisar o mercado, diferente do que falaram, só agora. Mais uma vez, pedir perdão à torcida em nome do grupo, da diretoria, eu particularmente estou envergonhado e senti que todos estão. Precisamos trabalhar e remar muito para o Santos colocar a cabeça fora da água. Vamos buscar essa retomada, que estamos tentando desde a minha chegada”.

Ainda durante o pronunciamento, Mattos condenou a atuação da equipe diante do Vasco:

“Um jogo péssimo em todos os sentidos. E que nunca mais pode acontecer. Não sou do que fala que não pode lembrar, quero lembrar para não repetir. O Santos jamais vai admitir uma situação tão lamentável de resultado, de tudo. Falta de intensidade, falta de tudo. Que acarretou nessa tragédia, vamos chamar assim”.

Situação no clube e nomes cotados

O desligamento de Cléber Xavier ocorreu ainda nos vestiários do Morumbis, poucas horas após a goleada histórica. Em sua passagem pelo clube, o treinador somou 15 jogos, com cinco vitórias, quatro empates e seis derrotas. Os resultados recentes, sobretudo diante da torcida, ampliaram a pressão interna.

Oficialmente, o clube divulgou nota sucinta: “O Santos FC comunica a saída do técnico Cléber Xavier. O Clube agradece os serviços prestados e deseja sorte na sequência da carreira”.

Com a saída, a diretoria já trabalha para contratar um substituto. Jorge Sampaoli, atualmente sem clube e residente no Rio de Janeiro, é apontado como o nome preferido. Entretanto, Juan Pablo Vojvoda também foi cogitado, embora pessoas próximas ao argentino indiquem que ele não deve assumir novo cargo neste momento.

Reflexo em campo e protestos da torcida

Durante os 90 minutos, o Santos sofreu um gol no primeiro tempo e mais cinco na segunda etapa. Neymar permaneceu em campo até o apito final e, visivelmente abalado, foi às lágrimas.

Após o jogo, torcedores protestaram no estádio, gritando “olé” em apoio ao Vasco e virando de costas para os jogadores santistas.

Com a derrota, o Peixe ocupa a 15ª posição, com apenas 21 pontos conquistados no Campeonato Brasileiro.