O Santos voltou a respirar no Campeonato Brasileiro após vencer o Flamengo por 1 a 0 na noite de quarta-feira (16 de julho), na Vila Belmiro. O resultado da 14ª rodada interrompeu a sequência do Rubro-Negro e elevou o time paulista aos 14 pontos, ocupando momentaneamente a 13ª colocação da tabela.
O destaque da partida foi Neymar, autor do gol da vitória. Revelado pelas categorias de base do clube, o camisa 10 teve atuação determinante no reencontro com a torcida na Vila. Ele marcou aos 39 minutos do segundo tempo, após jogada individual em que girou sobre Léo Pereira, driblou Varela e finalizou cruzado. A bola ainda tocou no goleiro Rossi antes de entrar.

Anteriormente, Neymar já havia criado boas chances, como em lance aos 30 minutos do primeiro tempo, quando tabelou com Deivid Washington e quase marcou após falha de Léo Ortiz. Além disso, deu três passes para finalização, acertou dois lançamentos, criou uma grande chance clara e acertou dois dribles em três tentativas. Conforme dados do Sofascore, o camisa 10 participou de 50 ações com a bola e venceu sete dos 15 duelos disputados no chão.
Desde seu retorno ao Brasil, Neymar vem atuando como meia centralizado, posição em que tem se destacado no esquema do técnico Cleber Xavier. Contra o Flamengo, novamente exerceu essa função, atuando atrás do centroavante Deivid Washington. Com melhor condição física, o próprio jogador projeta maior sequência em campo nos próximos compromissos.
Após o apito final, Neymar comentou sobre a sua evolução física e adaptação ao ritmo da temporada:
“Com certeza, quero jogar todos os jogos os 90 minutos. Foi o que falei no começo da temporada: quero estar melhor fisicamente. Isso requer tempo – tanto de jogo quanto de adaptação. São ajustes que meu corpo está desenvolvendo”.
O jogo também ficou marcado pela estreia de Robinho Júnior, filho do ex-atacante Robinho. O jovem atacante entrou na segunda etapa e participou de sua primeira partida oficial como profissional na Vila Belmiro. Ele já havia atuado em um amistoso durante a paralisação para a Copa do Mundo de Clubes.
Mesmo com mais posse de bola e controle territorial, o Flamengo encontrou dificuldades no último terço do campo. O Santos, por sua vez, apostou em transições rápidas e mostrou solidez defensiva. Gabriel Brazão teve atuação segura, com boas defesas em momentos decisivos. Do outro lado, Rossi também apareceu bem, principalmente em chutes de Neymar e Deivid Washington.
O próximo compromisso do Santos será no sábado (19 de julho), fora de casa, contra o Mirassol, às 18h30 (horário de Brasília). Já o Flamengo enfrentará o Fluminense no domingo (20 de julho), no Maracanã.