sexta-feira, agosto 8, 2025
15.4 C
São Paulo

Com ajuda de Neymar, Santos lidera crescimento entre os clubes; entenda

Retorno de Neymar impulsiona números do Santos, que supera 25 milhões de seguidores e lidera ranking mensal do Ibope Repucom

O Santos vive um novo momento fora das quatro linhas. A recente sequência de partidas disputadas por Neymar contribuiu decisivamente para que o clube liderasse o crescimento digital entre os times brasileiros durante o mês de julho. Segundo dados do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros do Ibope Repucom, o time da Vila Belmiro conquistou mais de 822 mil novos inscritos nas redes sociais.

A presença do atacante, revelado pelas categorias de base do clube, tem gerado forte mobilização online. O número total de seguidores do Santos ultrapassou a marca de 25 milhões, consolidando-se como a terceira maior audiência digital entre os clubes do país. O desempenho recente abriu uma vantagem de 1 milhão de inscritos sobre o Palmeiras, principal concorrente nessa disputa direta pela terceira posição no ranking geral.

Neymar durante treino pelo Santos
Neymar durante treino pelo Santos (Foto: Divulgação/ Santos)

O impacto foi mais expressivo no TikTok, responsável por 49% das novas adesões, totalizando 7,2 milhões de inscritos nessa plataforma. O Facebook também teve um avanço relevante, com 200 mil novos seguidores — um dos maiores crescimentos mensais registrados pela rede nos últimos três anos, ficando atrás apenas do próprio Santos, que em fevereiro havia ultrapassado 1 milhão de novos inscritos.

Entre os demais clubes, o Fluminense foi o segundo que mais cresceu no período, somando 365 mil novos seguidores. O bom desempenho digital acompanha o feito esportivo recente, quando o clube alcançou as semifinais da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. O destaque tricolor também foi no TikTok, com 200 mil inscrições, seguido pelo Instagram, que adicionou mais 138 mil pessoas ao perfil oficial. Com isso, o Fluminense alcançou a marca de 10 milhões de seguidores.

O Flamengo, por sua vez, ocupou a terceira posição no ranking mensal, com 310 mil novos inscritos. Instagram (115 mil) e TikTok (100 mil) concentraram 70% do crescimento rubro-negro, enquanto o clube liderou em novos seguidores no YouTube (60 mil) e no X (antigo Twitter), com mais 35 mil adesões.

O Palmeiras registrou o quarto maior crescimento em julho, com 289 mil novos inscritos, sendo o TikTok novamente a plataforma mais representativa, com 200 mil adesões. Com esse desempenho, o clube chegou à marca de 24 milhões de seguidores em seus perfis oficiais.

Já o Corinthians fechou o Top 5 do mês com 117 mil novas inscrições. O Instagram teve papel central nesse resultado, responsável por 78% do total, o que equivale a 91 mil seguidores adicionados à conta oficial do clube.