O meio-campista Matías Rojas foi recentemente oferecido ao Santos. Fora dos planos do River Plate, o paraguaio enxerga com bons olhos um retorno ao futebol brasileiro, e o nome passou a ser avaliado pelo departamento de futebol do clube da Vila Belmiro.
A negociação pode avançar com a intermediação de Alexandre Mattos, que tem liderado o planejamento santista na atual janela de transferências do meio do ano.
O contrato do atleta com o time argentino vai até dezembro, mas há disposição dos dirigentes portenhos em liberá-lo de forma antecipada. Segundo informações publicadas pelo Bolavip, o jogador tem sido oferecido a diferentes clubes sul-americanos após perder espaço no elenco dirigido por Marcelo Gallardo.
Situação atual e saída iminente do River Plate
Desde janeiro deste ano, Rojas tem vínculo com o River Plate. Contudo, após seis meses, atuou em apenas oito partidas e marcou um único gol. Em contato com o ge, fontes próximas ao atleta confirmaram que ele foi comunicado de que não faz parte dos planos do treinador argentino para o restante da temporada.
Atualmente, o meia segue treinando normalmente enquanto busca uma nova equipe para, então, formalizar a rescisão contratual.
Durante a participação do River na última edição da Copa do Mundo de Clubes, o camisa 10 sequer foi acionado, permanecendo no banco de reservas durante as três partidas da equipe argentina.
Passagens anteriores e litígio com ex-clube brasileiro
Rojas ficou conhecido no Brasil em 2023, quando foi contratado pelo Corinthians após se destacar pelo Racing. A chegada ao clube paulista ocorreu mesmo diante da concorrência de outras equipes como o Botafogo.
No entanto, o desempenho ficou aquém das expectativas: em 30 jogos, o meia não balançou as redes e contribuiu com apenas três assistências.
Ao final de fevereiro de 2024, ele pediu a rescisão do contrato com o Corinthians e ingressou com uma ação na Fifa. A entidade máxima do futebol condenou o clube a pagar R$ 40 milhões referentes aos valores que receberia até junho de 2027.
Curta trajetória nos Estados Unidos e fracasso no São Paulo
Pouco depois de deixar o clube brasileiro, o jogador foi anunciado pelo Inter Miami. A passagem nos Estados Unidos durou até novembro, com 20 partidas, nove gols e duas assistências. Posteriormente, transferiu-se para o River, onde não conseguiu se firmar.
Mais recentemente, o meia foi oferecido ao São Paulo. Contudo, o presidente Julio Casares foi enfático ao negar qualquer possibilidade de contratação. Em declaração ao Blog do Nicola, o dirigente afirmou: “Nenhuma chance”.
Segundo a publicação, o clube do Morumbi já contratou os atacantes Dinenno e Gonzalo Tapia e está focado na busca por um lateral-direito, não havendo interesse em reforçar o setor de meio-campo.
Avaliação santista e possível avanço
No momento, o nome de Rojas está sendo analisado internamente no Santos. A possibilidade de negócio pode se concretizar nos próximos dias, dependendo do aval da comissão técnica e da condição financeira da liberação junto ao River.
A participação de Alexandre Mattos, que já conduziu negociações recentes no clube, pode ser determinante para o desfecho da tratativa.