Revelado pelas categorias de base do Santos, Marcos Leonardo deixou o clube no início de 2024 rumo ao Benfica, de Portugal. Apesar da expectativa em torno da transferência, o atacante não teve sequência na equipe portuguesa e foi negociado com o Al-Hilal. Na Arábia Saudita, encontrou espaço e protagonismo, destacando-se no recente Mundial de Clubes.
Na competição internacional, o centroavante de 22 anos marcou dois gols na vitória por 4 a 3 sobre o Manchester City, resultado que surpreendeu o cenário mundial. O desempenho chamou a atenção por representar uma resposta à sua fase anterior. “Mostrei para o mundo inteiro que, mesmo estando na Arábia, não estou fora de competição, sempre no alto nível”.
Atualmente, o jogador soma quatro gols em cinco partidas na competição da FIFA. Ao todo, são 43 jogos e 33 participações em gols com a camisa do Al-Hilal. Seu contrato com o clube saudita é válido até junho de 2029 e ele está avaliado em 18 milhões de euros.

Mesmo de longe, Marcos Leonardo segue acompanhando o Santos. Ele esteve na Vila Belmiro recentemente e viu de perto a vitória do clube paulista sobre o Flamengo. Aliás, o reencontro com Neymar reacendeu um antigo desejo. “Ir para a Seleção e com o Neymar é um dos meus maiores sonhos. Tive a chance de jogar um tempo com ele na Arábia, e agora se Deus quiser vem esse sonho de vestir a amarelinha com ele”.
Além da expectativa de ser lembrado por Carlo Ancelotti para a Seleção Brasileira, o atacante também falou sobre os erros cometidos em sua passagem pelo Santos. Ele se referiu especialmente à polêmica na reta final do Brasileirão de 2023, quando chegou atrasado à concentração antes da partida contra o Athletico-PR e acabou sendo barrado da equipe titular. “Complicado falar. Lógico que me arrependo. Se pudesse voltar no tempo, faria totalmente diferente. Ficou de aprendizado, eu era muito jovem, e não cometerei esse erro novamente”.
Marcos Leonardo vestiu a camisa do time principal do Santos em 168 jogos, marcando 54 gols e distribuindo 11 assistências. Apesar disso, deixou o clube sem conquistas e com o amargo rebaixamento à Série B. O atacante lamenta não ter conquistado títulos e mantém viva a intenção de voltar um dia. “O que tenho hoje é pelo Santos, pelo meu pai e minha qualidade. Espero voltar e ganhar títulos. Um dos sonhos no Santos era ganhar título; não pude, espero que em um retorno eu possa realizar esse sonho”.
Enquanto isso, o Santos se prepara para a 16ª rodada do Brasileirão. A equipe enfrenta o Internacional na próxima quarta-feira (23 de julho), às 21h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro. Marcos Leonardo, por ora, permanece como torcedor e espectador, aguardando novas oportunidades tanto na Seleção quanto em um possível retorno ao clube que o revelou.