segunda-feira, novembro 3, 2025
25.7 C
São Paulo

O motivo pelo qual Hércules, do Fluminense, deixou a base do Santos

Atual protagonista do Fluminense na Copa do Mundo de Clubes, o volante Hércules carrega em sua trajetória um episódio marcante que poderia ter mudado os rumos de sua carreira. Em 2017, aos 17 anos, o jovem piauiense impressionou a comissão técnica do Santos durante testes nas categorias de base, mas acabou deixando a Baixada Santista antes mesmo de assinar contrato.

Natural do Piauí, Hércules chegou a Santos com o sonho de se profissionalizar no futebol. Durante uma semana de avaliações, suas características chamaram atenção dos profissionais do clube praiano. Franzino e com boa chegada ao ataque, o garoto lembrava o estilo de jogo de Ramires, ex-volante da Seleção Brasileira que também iniciou a carreira no interior do país. A informação foi revelada pelo site Central Fluminense.

Porém, quando tudo indicava que seria aprovado para integrar definitivamente o elenco de base santista, Hércules simplesmente não apareceu para um dos treinos. A ausência inesperada gerou preocupação na comissão técnica, que imediatamente entrou em contato com os responsáveis pelo atleta.

“Os profissionais do Santos me ligaram perguntando o que tinha acontecido com ele. Eu e Marcos, que é primo do Hércules, cuidávamos dele na época. E a gente não estava sabendo de nada”, revelou Jefferson Daniel, um dos responsáveis pelo jogador naquele período.

Depois de várias tentativas, Jefferson conseguiu falar com o jovem. A resposta surpreendeu a todos: Hércules já estava em Minas Gerais, a caminho de sua terra natal. “Quando ele atendeu, só disse que já estava passando por Minas e indo embora para o Piauí para matar a saudade da família”, completou Jefferson.

Por outro lado, a decisão impulsiva não impediu que o volante continuasse perseguindo seu objetivo. Após retornar ao Piauí, Hércules seguiu sua jornada no futebol, passando por EC São Bernardo, Tiradentes-CE, Atlético Cearense e Crato. Foi no Fortaleza, porém, que sua carreira ganhou projeção nacional.

Atualmente, o jogador vive o auge de sua trajetória no Fluminense. Contratado por R$ 29 milhões – a transferência mais cara da história do clube carioca –, Hércules tem sido peça fundamental na campanha tricolor no Mundial. Titular nas três partidas da fase de grupos, entrou no segundo tempo contra Inter de Milão e Al-Hilal, marcando gols decisivos em ambos os confrontos.

Sobretudo, sua atuação heroica garantiu a classificação do Fluminense para as semifinais do torneio. O time carioca enfrentará o Chelsea na próxima terça-feira (dia do mês), às 16 horas (horário de Brasília), com transmissão de Globo, SporTV e CazéTV.