Mayke está próximo de encerrar sua trajetória no Palmeiras, iniciada em 2017, para iniciar um novo ciclo no Santos. Aos 32 anos, o lateral-direito encaminhou a rescisão antecipada do contrato com o clube alviverde, que terminaria em dezembro, a fim de assinar um vínculo de três anos com a equipe da Vila Belmiro.
Embora o Palmeiras tenha considerado oferecer uma renovação por mais uma temporada, a diretoria optou por liberar o jogador após conversa com seu estafe, respeitando o desejo do atleta de seguir para o Santos ainda durante a janela de transferências do meio do ano. O novo contrato prevê permanência até o fim de 2027, com possibilidade de extensão por mais um ano.
A diretoria santista vinha monitorando o jogador há algumas semanas e avançou nas negociações após a sinalização positiva de Mayke. Além do Santos, Grêmio e São Paulo também demonstraram interesse, mas o time da Baixada se destacou ao apresentar uma proposta de vínculo mais longo, atendendo às expectativas do atleta e de seus representantes.
Segundo o empresário Fabio Mello, o Palmeiras chegou a apresentar uma oferta, mas o clube recuou nas tratativas. “O Palmeiras até colocou uma oferta, seguramos um pouco, e o Palmeiras não voltou mais. Eu tenho insistido com o Palmeiras. Eu tenho certeza que a partir do dia 1° eu vou ser abordado pelo mercado. Ele tem 32 anos, fisicamente está voando”.
Ainda de acordo com o agente, a saída antecipada é tratada com respeito por ambas as partes. “É uma relação de super respeito, nosso papel é oficializar os prós e contras, e é o Mayke quem vai decidir. Não tem motivo algum para sair do Palmeiras. Mas, se tiver uma outra proposta, início de um projeto, com chance de ser vencedor, ele tem o direito de escolher”.
Durante sua passagem pelo Verdão, Mayke disputou 319 partidas, marcou oito gols e deu 25 assistências. Foi peça constante nas conquistas mais recentes do clube, incluindo duas Libertadores, três títulos brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana, uma Supercopa e quatro títulos paulistas.
A expectativa é de que o lateral se apresente ao Santos no início da próxima semana para exames médicos e assinatura do contrato. Ele reforçará a equipe comandada por Fábio Carille na sequência do Campeonato Brasileiro, com estreia prevista para ocorrer após a regularização no BID da CBF.
Enquanto isso, o Palmeiras segue no mercado para repor a posição, e Mayke se prepara para mais um desafio na carreira, agora com a camisa do Peixe.