sábado, dezembro 20, 2025
20 C
São Paulo

Ex-São Paulo assina com clube da Série A do Brasileirão

Juan Carlos Osorio, técnico de Copa do Mundo e que já comandou São Paulo e Athletico, assina com o Remo e vai disputar a Série A do Brasileirão

O Remo anunciou a chegada de Juan Carlos Osorio como novo técnico para a temporada de 2026. O treinador colombiano, de 64 anos, retorna ao futebol brasileiro para comandar seu terceiro clube no país, após passagens por São Paulo e Athletico-PR. A diretoria azulina ainda não divulgou a data de apresentação do novo comandante em Belém.

A contratação ocorre após o fim do vínculo com Guto Ferreira, que deixou o clube ao término da última temporada. Osorio, que estava sem clube desde março, assume a equipe para contribuir com o planejamento da disputa da Série A do Campeonato Brasileiro. Ele carrega no currículo o comando da seleção mexicana na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, onde eliminou a Alemanha na primeira fase e foi derrotado pelo Brasil nas oitavas.

Anteriormente, o colombiano teve curta passagem pelo Athletico-PR, em 2024, com 11 partidas disputadas. No período, obteve seis vitórias e apenas uma derrota, sendo desligado após a eliminação nas quartas de final do Campeonato Paranaense para o Londrina. Em 2015, havia dirigido o São Paulo, mas deixou o clube ainda no meio do ano para assumir a seleção mexicana.

Juan Carlos Osório, técnico do Remo
Foto: Reprodução/Instagram

No cenário internacional, Osorio soma trabalhos em clubes da Colômbia, Estados Unidos, México e Egito. Entre os principais títulos conquistados estão quatro Campeonatos Colombianos, uma Taça da Colômbia e uma Supercopa do país, todos pelo Atlético Nacional e Once Caldas. Além disso, foi campeão da Taça da Confederação Africana com o Zamalek, do Egito, na temporada 2023/2024.

Seu último trabalho foi no Tijuana, do México. Assumiu o clube em maio de 2024 e permaneceu até março de 2025, sendo desligado após sequência de maus resultados. Durante a passagem, comandou 34 partidas, conquistando 12 vitórias, seis empates e 16 derrotas. Apesar da instabilidade, levou a equipe às quartas de final do Torneio Apertura daquele ano.

Aliás, essa passagem marca sua 12ª experiência como treinador profissional. O histórico no futebol mexicano é extenso e relevante, sobretudo pelo destaque alcançado com a seleção nacional. Foi justamente essa visibilidade que projetou seu nome novamente ao mercado sul-americano.

Conforme nota divulgada pelo clube mexicano após sua saída, o treinador foi reconhecido pelo retorno do time às fases decisivas da liga. A experiência acumulada, sobretudo em torneios curtos e competições de mata-mata, pesou na escolha da diretoria azulina para a temporada que marca o retorno à elite do futebol nacional.