Muitas vezes uma simples mudança de posicionamento pode transformar o desempenho de um jogador dentro de campo. No São Paulo, essa é a aposta do técnico Hernán Crespo para alavancar o rendimento de Luciano, camisa 10 do time, que voltou a brilhar na última rodada do Brasileirão contra o Red Bull Bragantino.
Um novo Luciano em campo
A volta de Luciano ao time titular, após a suspensão, trouxe uma nova dinâmica para o ataque são-paulino. Isso porque, sob o comando de Crespo, o atacante assumiu um posicionamento mais avançado, próximo da área adversária, diferente do que ocorreu na gestão anterior, com Zubeldía, que o fazia recuar e acumular funções defensivas e criativas.
Desse jeito, o camisa 10 pode focar no que faz de melhor: ser um finalizador perigoso e articulador das jogadas ofensivas.
A tática de Crespo para explorar o talento do camisa 10
Vale destacar que Crespo sabe exatamente por que Luciano é um jogador especial e anárquico dentro de campo. Em coletiva, o treinador comentou: “Luciano é um jogador muito perigoso. É um camisa 10 que é perigoso, mas ao mesmo tempo é anárquico, vai para todos os lados. Aí você brinca e diz: ‘Disciplina, fique aí’. Mas a força dele está em ser anárquico.”
Portanto, a missão do treinador é encontrar o equilíbrio para que o atleta explore sua liberdade de movimentação sem perder eficácia.
Desempenho que chama atenção e renova expectativas
Com isso, o desempenho do jogador foi destacado não só pela torcida, mas também pelos dados técnicos. Em 84 minutos, Luciano teve 40 ações com a bola, acertou 85% dos passes, finalizou duas vezes e ainda deu três passes decisivos que resultaram em gols.
Sendo assim, fica claro que o camisa 10 pode ser uma peça-chave para o sucesso do São Paulo neste Brasileirão.
O desafio que vem pela frente
Cabe ressaltar que o próximo desafio é contra o Corinthians, um clássico que vale muito para o Tricolor.
Dessa maneira, Crespo e Luciano têm a oportunidade de mostrar que essa parceria pode ser decisiva para o time sair da zona de perigo e buscar melhores colocações na tabela.


