Revelado pelas categorias de base do Athletico-PR e com passagens pelo futebol ucraniano e italiano, Marcos Antônio tem sido peça fundamental no novo momento vivido pelo São Paulo. Desde a chegada de Hernán Crespo, o meia assumiu protagonismo técnico e tático no time, sendo apontado como um dos principais responsáveis pela atual fase da equipe.
Afinal, o São Paulo venceu três partidas seguidas no Campeonato Brasileiro e subiu para a oitava colocação, com 22 pontos. Ao lado de Luciano, o camisa 20 passou a ser uma das referências do elenco comandado pelo argentino.
Em campo, desempenha função dinâmica, alternando entre apoio ofensivo e recomposição defensiva, característica que lhe rendeu o apelido de “motorzinho” por parte da comissão técnica e torcida.
Mudança de mentalidade e protagonismo
O bom momento coletivo também tem relação com a evolução individual do meio-campista. Recuperado de uma lesão muscular na coxa, Marcos Antônio ganhou mais liberdade com a alteração no esquema promovida por Crespo.
Ao atuar em conjunto com Alisson e Bobadilla em um meio de campo formado por três volantes, passou a explorar os espaços vazios da defesa adversária, contribuindo diretamente com assistências e construção de jogadas ofensivas.
“Perdemos muitas vezes antes, mas voltamos com tudo, com outra mentalidade. Abraçamos o trabalho para podermos crescer e seguir evoluindo, e colocar o São Paulo no lugar que a gente mais gosta de estar”.
Posteriormente à declaração, o próprio jogador destacou a relevância da sequência positiva e a conexão com a arquibancada: “Muito feliz por tudo e todos, muito trabalho e dedicação da equipe. Agradecer ao torcedor por nos abraçar, com mais uma vitória dentro de casa que é muito importante”.
Desempenho e estatísticas
Os números reforçam a boa fase. Em 2025, Marcos Antônio já registra sua temporada com mais assistências na carreira, somando quatro até o momento — duas delas sob o comando de Crespo, nos jogos contra Juventude e Fluminense.
Anteriormente, o máximo que havia alcançado foram dois passes para gol em anos consecutivos pelo Shakhtar Donetsk.
Contra o Fluminense, por exemplo, o meio-campista deu três passes decisivos e venceu quatro duelos, sendo um deles pelo alto, mesmo com 1,66m de altura. Também foi dele a assistência para o segundo gol tricolor na vitória por 3 a 1, resultado que consolidou a melhora da equipe.
Vínculo contratual e continuidade
Emprestado pela Lazio, da Itália, Marcos Antônio teve seu contrato renovado com o São Paulo até o meio de 2026. O clube já definiu a intenção de compra ao fim do vínculo, por valor estimado em R$ 25 milhões.
Enquanto isso, o time volta a campo na quinta-feira (31), às 19h30, quando enfrenta o Athletico-PR no Morumbis, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A expectativa é de que Crespo poupe alguns nomes, mas mantenha a estrutura tática que tem potencializado o desempenho de seu “motorzinho” no meio-campo.