terça-feira, julho 29, 2025
12.7 C
São Paulo

Zagueiro descarta retorno ao São Paulo

Mesmo com vínculo afetivo com o clube, zagueiro prioriza permanência na Europa e revela negociações avançadas com equipes do exterior

Após o anúncio oficial da contratação de Gonzalo Tapia, o São Paulo segue atento ao mercado da bola. Embora o nome de Rafael Tolói tenha sido ventilado como possível reforço, o próprio zagueiro indicou que, neste momento, um retorno ao Morumbi está fora dos seus planos. Livre desde o fim de seu contrato com a Atalanta, o defensor de 34 anos tem avaliado propostas de clubes europeus.

Tolói, que vestiu a camisa do São Paulo entre 2012 e 2015, relembrou com carinho sua passagem pelo clube. Apesar do vínculo afetivo com o Tricolor, ele revelou que a prioridade é permanecer atuando no exterior. “Tenho conversas avançadas com alguns clubes de fora e estou me preparando”, afirmou o atleta, que também atuou pela Roma durante seu período no futebol italiano.

Rafael Tolói em ação pelo Atalanta (Foto: Divulgação/Atalanta)

A respeito do interesse de clubes brasileiros, o zagueiro explicou que não houve nenhuma tratativa formal: “Não tive uma busca direta de um clube brasileiro, são intermediários que me procuraram, mas não tive nada oficial. O pensamento inicial seria voltar para a Europa ou outro mercado. A gente não descarta nada”.

Ainda em recuperação do ritmo de jogo, o defensor mencionou a necessidade de uma preparação mais longa antes de assumir compromissos competitivos. “Estou há dois meses sem jogar, no Brasil seria mais difícil, pois eu preciso de uma pequena pré-temporada, umas duas semanas com o grupo”, explicou.

Enquanto isso, o São Paulo tem outras prioridades definidas. Após o acerto com Tapia, a diretoria, liderada por Julio Casares, busca reforçar o setor defensivo, especialmente com a chegada de um lateral-direito. A ideia é encontrar um jogador que esteja em fim de contrato ou que possa ser adquirido por empréstimo, repetindo o modelo de negócio feito com o atacante chileno.

Entretanto, a busca por reforços enfrenta limitações. A diretoria adota uma postura cautelosa em função das dívidas acumuladas e visa manter a responsabilidade financeira durante a janela de transferências do meio do ano. Mesmo com o elenco em reformulação, o clube não pretende realizar gastos elevados neste momento.

Além da lateral-direita, Hernán Crespo também solicitou a chegada de mais um meio-campista. O São Paulo chegou a sondar nomes como Bryan Carabali e Luis Advíncula, mas as negociações não avançaram por questões financeiras.

Por fim, Rafael Tolói reforçou seu apreço pelo Tricolor ao recordar momentos marcantes, como a conquista da Copa Sul-Americana de 2012. “Fui para o São Paulo em 2012 e vencemos a Sul-Americana. Tínhamos um grupo muito forte. Foi especial, uma passagem muito boa”, concluiu o zagueiro.