segunda-feira, agosto 18, 2025
14.5 C
São Paulo

Especialista de arbitragem alerta para erro de arbitragem em Vasco x Santos

O técnico Cléber Xavier foi demitido ainda nos vestiários do Morumbis

O comentarista de arbitragem PC Oliveira afirmou que Hugo Moura, do Vasco, deveria ter sido expulso logo aos 40 segundos do primeiro tempo na goleada por 6 a 0 sobre o Santos, disputada no Morumbis, no domingo (17).

Segundo ele, a entrada do volante vascaíno em Tiquinho Soares foi “passível de cartão vermelho” por ter atingido o atacante santista na cabeça, causando um corte no rosto do jogador, que permaneceu caído em campo por alguns minutos.

Durante a transmissão da partida, o narrador Gustavo Villani destacou a gravidade do lance com base na visão de PC Oliveira: “O nosso comentarista de arbitragem entende, estando na cabine do VAR ou não, que o lance era para expulsão”.

Apesar da recomendação, o árbitro Ramon Abatti Abel aplicou apenas o cartão amarelo e não foi chamado pelo VAR para revisar o lance, que ocorreu antes do primeiro minuto de jogo.

Outro lance polêmico envolve Luisão

Ainda segundo PC Oliveira, a arbitragem voltou a errar em um lance aos 41 minutos da etapa inicial. Na ocasião, Luisão, zagueiro do Santos, cometeu falta sobre Rayan, do Vasco.

O árbitro entendeu o contato como simulação do atacante, mas o comentarista defendeu que o defensor deveria ter recebido o segundo cartão amarelo e, consequentemente, sido expulso.

Goleada histórica e clima de crise no Santos

O placar de 6 a 0 representou a maior goleada da história do confronto entre Santos e Vasco. Além disso, foi o pior revés da carreira de Neymar, que anteriormente havia sofrido derrotas por 4 a 0 contra Barcelona e PSG.

Após o apito final, Neymar foi visto chorando ao deixar o campo e foi consolado pelo técnico adversário, Fernando Diniz. O atacante, revelado pelo próprio Santos, se manifestou com indignação:

“Decepcionado total com o nosso jogo. A torcida está no direito de fazer todos os tipos de protestos, obviamente sem as vias de fato. Mas xingar e ofender hoje está no direito. Sentimento de muita vergonha, nunca tinha passado por isso na minha vida. O choro é de raiva, de tudo. Infelizmente, não consigo ajudar de todas as formas. Hoje foi uma merd*, essa é a realidade”.

Repercussão imediata no elenco santista

O impacto da goleada foi imediato no clube paulista. O técnico Cléber Xavier foi demitido ainda nos vestiários do Morumbis. Com a derrota, o Santos estacionou nos 21 pontos e caiu para a 15ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro.

Além do técnico, o próprio Neymar cobrou publicamente a postura dos jogadores: “Resumindo tudo: foi uma merd*. É uma vergonha fazer esse tipo de jogo com a camisa do Santos. Todo mundo tem que botar sua cabeça no travesseiro, ir para casa e pensar no que quer fazer”.