O Vasco está próximo de concluir a renovação do contrato com o goleiro Léo Jardim, titular absoluto da equipe. O clube já iniciou os preparativos para o anúncio oficial, conforme informado pelo jornalista Matheus Giuberti nesta terça-feira (01 de julho), sinalizando que as partes caminham para um desfecho positivo.
Desde o fim de 2024, a diretoria vascaína tenta prorrogar o vínculo do camisa 1, que se encerra em dezembro deste ano. A negociação foi marcada por divergências financeiras, com o atleta e seus representantes recusando quatro propostas apresentadas pelo clube.
A última oferta girava em torno de R$ 800 mil mensais, valor considerado abaixo do esperado pelos agentes do jogador, que pediram cifras superiores a R$ 1 milhão.
Esforço por permanência
Segundo o CEO do Vasco, Carlos Amodeo, “temos um diálogo permanente com ele. Semana passada oferecemos uma proposta muito justa pelo atleta, que o torna um dos mais bem remunerados do elenco. Esperamos concluir as negociações muito em breve, com uma solução saudável para todos”.
Internamente, o clube considera Léo peça imprescindível no atual elenco. A prioridade da diretoria é garantir sua permanência até 2030. O cruz-maltino também conta com uma cláusula de renovação automática, que será ativada caso o goleiro atue em pelo menos 50% das partidas de 2025.
Cenário de incertezas
Ao lado de Léo Jardim, outros cinco atletas estão em reta final de contrato: Paulinho, Puma Rodríguez, Jair, Maurício Lemos e Alex Teixeira. Todos estão aptos, a partir desta terça-feira (01 de julho), a assinarem pré-contratos com outras equipes. Entre eles, apenas o meia Paulinho negocia uma possível renovação, ainda em estágio inicial.
As conversas com Rodríguez e Jair estão estagnadas. O lateral uruguaio deseja mais oportunidades visando a disputa da próxima Copa do Mundo. Já o volante, que possui um dos maiores salários do grupo, completou sete partidas no Campeonato Brasileiro, o que limita sua negociação para transferência a outro clube nacional.
Outros casos
Maurício Lemos, que possui cláusula de renovação por metas, ainda será avaliado. Alex Teixeira, por sua vez, não deve permanecer. Aos 35 anos, o meia-atacante deve encerrar sua segunda passagem pelo clube ao fim do vínculo vigente.
Expectativa cruz-maltina
O ambiente é de otimismo em São Januário quanto ao desfecho do caso principal. A preparação do anúncio, já em curso, reforça essa expectativa. Léo Jardim atuou em todas as partidas do Campeonato Brasileiro até o momento e é considerado insubstituível na meta vascaína.

                                    
