sábado, agosto 2, 2025
18 C
São Paulo

Mundial de Clubes a cada dois anos? Tudo o que sabemos sobre este assunto

Pedido de gigantes como Real Madrid e Palmeiras esbarra na resistência da FIFA

A possibilidade de realizar o Mundial de Clubes da FIFA a cada dois anos voltou ao centro das discussões no futebol internacional. Clubes de peso como Real Madrid e Palmeiras demonstraram interesse em tornar o torneio bienal, isso porque acreditam que a frequência maior traria ganhos técnicos e financeiros significativos. No entanto, a FIFA encara essa possibilidade como “inviável” no momento, conforme revelaram fontes à ESPN.

Durante o mais recente Mundial de Clubes, realizado nos Estados Unidos, dirigentes de diversos clubes europeus e sul-americanos discutiram informalmente a ideia com representantes da entidade máxima do futebol. Cabe ressaltar que nenhuma solicitação oficial foi enviada até agora. Por isso, a FIFA mantém os planos de organizar a próxima edição apenas em 2029.

Leila Pereira apoia Florentino Pérez na ideia de novo formato

A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, é uma das vozes favoráveis à mudança. Em entrevista à CNN, revelou ter conversado com o presidente da FIFA, Gianni Infantino, e reforçou o apoio à proposta de Florentino Pérez, do Real Madrid. “Achei fantástico, inclusive falei até com o presidente (Gianni) Infantino. Dei parabéns, porque o clima era espetacular. […] Concordo com o presidente Florentino Pérez que esse Mundial aconteça de dois em dois anos”, declarou Leila.

Além disso, Leila destacou o valor de confrontos internacionais: “Foi uma experiência ímpar jogar com eles e dizer: ‘Jogamos de igual para igual’”. Com isso, a dirigente acredita que um Mundial mais frequente aproximaria os clubes de diferentes continentes e valorizaria o futebol sul-americano.

Impasses financeiros e políticos travam proposta

Vale destacar que o Mundial de 2025 gerou mais de 1 bilhão de dólares em premiações. O campeão Chelsea faturou US$ 114,6 milhões, enquanto o Real Madrid recebeu US$ 82,5 milhões. Dessa maneira, realizar o torneio a cada dois anos exigiria uma receita igualmente bilionária com grande frequência o que a FIFA considera inviável.

Sendo assim, o principal entrave é financeiro, mas há também obstáculos políticos. A entidade teme conflitos com a UEFA e dificuldades de encaixar o evento no já congestionado calendário mundial. Desse jeito, a proposta segue estagnada.

Portanto, o próximo Mundial de Clubes só deve ocorrer em 2029. Qatar, Brasil e Espanha já demonstraram interesse em sediar, isso porque possuem infraestrutura e apelo internacional.